Continua após a publicidade:

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da governadora de Pernambuco Raquel Lyra, publicou uma nota em defesa a gestora nesta quinta-feira, 1° de fevereiro.

A manifestação se deu após viralizar um áudio em que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, que é filiado ao mesmo partido, criticando Raquel Lyra enquanto ela deixava o plenário da Casa após a sessão de retorno dos trabalhos dos deputados.

Continua após a publicidade:

Em uma conversa, na tribuna, estando um microfone ligado, uma pessoa questiona: “Não tinha dado pra votar não, né?”, o que é respondido por Álvaro: “Ela vai demorar que só a p**** sair ainda aí”.

A governadora foi à presença do legislativo estadual uma semana após recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Pernambuco em 2024. Os vetos de Raquel à partes da LDO haviam sido derrubados pela Casa.

Confira a nota do PSDB:

A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifesta sua integral solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelos comentários agressivos contra ela emitidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto.

Continua após a publicidade:

Nosso partido luta incessantemente para que as mulheres sejam protagonistas de verdade na política e em todos os espaços de poder. Nós, tucanos, temos muito orgulho de termos eleito uma jovem e competente mulher como governadora de Pernambuco e não podemos tolerar manifestações agressivas contra ela venha de quem vier. Muito menos de um deputado do próprio PSDB.

O Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias.

Comissão Executiva Nacional do PSDB