Continua após a publicidade:

Um homem de 35 anos que se passava por nutricionista, foi preso em flagrante na quarta-feira, 29 de novembro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

O caso foi registrado na Delegacia de Joana Bezerra, região central da capital e a PCPE disse que o autuado agia em academias de musculação do Grande Recife, pela internet, e em um consultório particular, localizado em Jaboatão dos Guararapes, que anteriormente funcionava como uma loja de suplementos.

Continua após a publicidade:

A polícia chegou ao homem depois de receber uma denúncia do Conselho Regional de Nutrição (CRN) da 6ª Região. Foram até o consultório clandestino equipes do CRN, da Polícia Civil e da vigilância sanitária de Jaboatão dos Guararapes. Ele foi preso em flagrante por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

No local foram encontrados ferramentas para atendimento, como balança, fita métrica, equipamento para medição de gordura, notebook, fichas de acompanhamento nutricional, entre outros objetos.

Ainda foram apreendidas fichas de atendimento datadas de 2022 preenchidas e assinadas com o nome e o carimbo do suposto nutricionista, mas com o número de registro no CRN de outra pessoa.

Continua após a publicidade:

ficha nutricionista falso
Ficha de acompanhamento encontrada no consultório do falso médico. Foto: Reprodução

“Ele cometeu o crime de falsidade ideológica por estar utilizando esse registro falso pertencente a outra nutricionista e também a contravenção do exercício legal de nutrição. Isso pode levar até três anos e três meses [de prisão] além da pena de multa”, detalhou a delegada Isabela Veras.

Perigo

Samuel Paulino, presidente do CRN, esclareceu que o exercício ilegal da nutrição um grande risco para a população, considerando que há doenças que podem ser agravadas dependendo do tipo de alimentação, como é o caso da diabetes.

Após preso, o homem pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade. A Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes interditou o consultório e aplicou uma multa.