Continua após a publicidade:

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã desta terça-feira, 15 de agosto. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Continua após a publicidade:

A recomposição foi iniciada em todas as regiões e, até às 9h16, seis mil MW já foram recompostos, informou a ONS.

Leia também:
APAGÃO: diversas cidades de PERNAMBUCO ficam sem ENERGIA com 35% das cargas afetadas em todas as regiões do Estado; veja relação

Veja a lista de estados com relatos de apagão:

Continua após a publicidade:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins

O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, Teresina e Belém, por exemplo, os semáforos ficaram desligados. O metrô da capital baiana teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de Belo Horizonte, Recife e São Paulo também pararam.

Aneel

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”.

Continua após a publicidade:

“Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste.”

Neoenergia

Continua após a publicidade:

A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).