Continua após a publicidade:

Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

Em seu primeiro ano de mandato, Carla Zambelli (PSL-SP) é a deputada mais bem avaliada na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ela recebeu mais de 24 mil votos na internet. Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Felipe Francischini (PSL-PR) ficaram na segunda e na terceira colocação, respectivamente, com cerca de 19 mil votos.

Continua após a publicidade:

A deputada do PSL agradeceu família, amigos e assessores pelo prêmio:

“Agradecer a Deus em primeiro lugar, família, minha mãe que está aqui, amores da minha vida, família, noivo, amigos queridos que estão aqui, junto com vocês a gente consegue fazer a diferença. Ao Nas Ruas, aos voluntários que há sete anos estão brigando por um país melhor. Agradecer meu assessores, que são amigos também. Como o deputado Marcelo Freixo bem disse, a gente não faz nada sozinho nessa vida”.

Zambelli também elogiou o presidente Jair Bolsonaro. Quando o nome do político foi mencionado a plateia se encheu de aplausos e vaias.

Continua após a publicidade:

“Ao presidente Jair Bolsonaro, foi com o apoio dele e seguindo o reflexo dele que hoje estou segurando esse prêmio.O povo que me colocou aqui, colocou na Câmara e colocou Bolsonaro na Presidência da República”.

A congressista também elogiou o editor do Congresso em Foco, Edson Sardinha, e Lúcio Big, colaborador e colunista do site.

“Quero reforçar o combate a corrupção, a criminalidade, menos estado, mais justiça, educação de verdade para as nossas crianças. Independente das dificuldades seguiremos firmes e fortes. Agradecer ao Edson Sardinha e Lucio Big e em nome deles todos que participaram do prêmio. Brasil acima de tudo e deus acima de todos.”

Curiosamente, os sete primeiros colocados são estreantes no Congresso Nacional. Na oitava posição, ficou a veterana Luiza Erundina (Psol – SP). Sâmia Bomfim (Psol – SP) e Glauber Braga (Psol – RJ) completam a lista dos 10 deputados mais bem avaliados pela população. Veja a relação completa abaixo.

Continua após a publicidade:

Marcelo Freixo, assim como outros deputados, mencionou receios pelo futuro da democracia brasileira.“Quero agradecer ao Congresso em Foco por este prêmio, agradecer a cada voto recebido aqui e dizer que só existe Congresso em Foco porque existe um Congresso que ainda resiste pela democracia neste país”, disse.

Ele ainda destacou sua atuação no combate às milícias. “Divido este prêmio com minha família, que sabem o que é viver de uma forma bacurau no Brasil, a razão disso é que eu fiz uma escolha na minha vida, que foi de enfrentar as milícias, e isso me levou a uma vida bacurau, outros escolheram se alinhar à milícia e se elegeram senadores da República”, discursou.

Continua após a publicidade:

Francischinni agradeceu aos deputados membros da CCJ:

“Parabenizar todos os deputados e deputadas que receberam prêmio hoje. Agradecer a minha família, assessoria, a todos os deputados da CCJ, seja de esquerda, direito e centro. Trouxemos grandes discussões para o Brasil para dentro da comissão. Aprovamos a reforma da Previdência. Pouca gente fala, mas está no nosso radar o pacote anticrime de Sergio Moro”.

A votação que elegeu os melhores parlamentares do ano foi feita entre 1º e 31 de agosto pela internet. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

Premiação

Os nomes de todos os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 foram anunciados na noite desta quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Os três primeiros colocados receberam troféus e outros 17 premiados, certificados.

Discurso do 1º

Discurso do 2º

Discurso do 3 colocado

Veja a votação final dos 20 deputados premiados pela internet, em ordem decrescente de votos:

Vencedora: Carla Zambelli (PSL-SP) 24.087 votos

2º Marcelo Freixo (Psol – RJ) 19.624 votos
3º Felipe Francischini (PSL – PR) 19.280 votos
4º Joice Hasselmann (PSL – SP) 16.392 votos
5º Marcel Van Hattem (Novo – RS) 14.639 votos
6º David Miranda (Psol – RJ) 12.370 votos
7º Bia Kicis (PSL – DF) 11.697 votos
8º Luiza Erundina (Psol – SP) 10.963 votos
9º Sâmia Bomfim (Psol – SP) 10.838 votos
10º Glauber Braga (Psol – RJ) 9.828 votos
11º Ivan Valente (Psol – SP) 7.499 votos
12º Vinicius Carvalho (PRB – SP) 7.353 votos
13º Talíria Petrone (Psol – RJ) 7.273 votos
14º Kim Kataguiri (DEM – SP) 7.190 votos
15º Jandira Feghali (PCdoB – RJ) 6.629 votos
16º Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL – SP) 6.263 votos
17º Alessandro Molon (PSB – RJ) 5.858 votos
18º Fernanda Melchionna (Psol – RS) 5.370 votos
19º Carlos Jordy (PSL – RJ) 5.309 votos
20º Vinicius Poit (Novo – SP) 5.048 votos

A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco 2019. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. A auditoria foi feita pelo Congresso em Foco, pelas empresas Guard e iLevel e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A ferramenta utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para a votação do prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.
Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.