Continua após a publicidade:

Presidente Lula passa a ter um total de quatro pernambucanos ocupando cargo do alto escalão de seu governo com o mais recente anúncio  do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumir o Ministério de Portos e Aeroportos.

A confirmação da novidade aconteceu na quarta-feira, 6 de setembro, e com isso Silvinho se junta aos demais pernambucanos que comandam um ministério na gestão do petista.

Continua após a publicidade:

Conhecido no meio político como Silvinho, o deputado é filho de Silvio Costa, que foi aliado da ex-presidente Dilma Rousseff inclusive durante o processo de impeachment, em 2016. Silvinho está em seu segundo mandato como deputado federal.

https://www.instagram.com/p/Cw3d_9sMTtl/

Leia mais:
>>> BISPO OSSESIO herda vaga na CÂMARA FEDERAL de SILVIO Costa Filho, que será MINISTRO DE LULA; ENTENDA

Continua após a publicidade:

Demais ministros pernambucanos: 

Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação);
José Múcio (Ministério da Defesa);
André de Paula (Ministério da Pesca e Aquicultura)

Outros nomes de Pernambuco que também ocupam posição de destaque no governo federal são Wolney Quieroz (Secretário-executivo da Previdência Social), Jorge Messias (Advogado-Geral da União) e Tadeu Alencar (Secretário Nacional de Segurança).

Dois novos Ministros

Continua após a publicidade:

Além de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o ministérios de Portos e Aeroportos, o presidente Lula formalizou o convite também para o deputado André Fufuca (PP-MA) assumir o ministério dos Esporte.

O anúncio foi oficializado em nota pelo Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira (6), após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Continua após a publicidade:

Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em agenda fechada no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília.

Negociações

As conversas vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) -, este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – no primeiro escalão do governo. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.