O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou, ao lado do Prefeito do Recife, João Campos, de encontro com a classe empresarial de Pernambuco na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no Bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana na noite da sexta-feira, 11 de agosto.

O evento, promovido pela FIEPE, teve o objetivo de discutir a conjuntura econômica nacional e a retomada da industrialização no país.

Geraldo Alckmin também elencou as medidas prioritárias do Governo Federal para o desenvolvimento industrial do país, e garantiu que a Transnordestina irá chegar até o Porto de Suape com so recursos do novo PAC.

Continua após a publicidade:

“O nosso câmbio está bem e competitivo e os juros, que ainda são altos, estão em queda e nós deveremos ter uma redução gradual. Além disso, a reforma tributária também vai ajudar nesse sentido. Hoje foi lançado o novo PAC, que, dentre outras coisas, incluiu a transnordestina, uma obra estruturante para o estado de Pernambuco. Também estamos otimistas com a possibilidade do crescimento da energia renovável, solar, eólica, etanol, o biodiesel e painéis de agricultura familiar. Tudo isso nos dá uma boa possibilidade na área da industrialização inovadora e verde. Em Pernambuco, o PAC vai desde os investimentos em educação; saúde, que inclui a indústria farmacêutica, e pesquisa; ferrovias, rodovias; e investimentos em estatais, como a Petrobras. Um país que investe mais, tem um maior crescimento em seu PIB”, disse ele.

Leia mais:
>>> SUAPE: PETROBRAS espera gerar 30 MIL EMPREGOS diretos e indiretos com RETOMADA DE OBRAS; CONFIRA DETALHES

Anúncio da Petrobras

A Petrobras anunciou que terá 47 projetos incluídos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado nesta sexta-feira, 11 de agosto, no Rio de Janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os investimentos da empresa no PAC 2023 somam R$ 323 bilhões.

Entre os projetos que serão investidos estão sobre Suape, com a meta de dobrar a capacidade de processamento da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) para 260 mil barris por dia.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates também destacou, entre eles, sistemas de produção no pré-sal, revitalização de campos petrolíferos convencionais, como Marlim, Albacora e Roncador; construção de novas plataformas e navios no Brasil.

Continua após a publicidade:

Outro projeto prevê a melhoria do diesel S-10 produzido nas refinarias de Paulínia (Replan) e de São José dos Campos (Revap), ambas no estado de São Paulo.

Na transição energética, disse que a ideia é transformar as refinarias em biorrefinarias. A primeira a ser transformada é uma refinaria inaugurada por Getúlio Vargas, em 1937, no Rio Grande do Sul, que fabricará produtos 100% a partir de óleo vegetal.