O prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino prestigiou a posse do novo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, no domingo, 13 de agosto, no ginásio de esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife.

Nomeado pelo Papa Francisco, o religioso substitui Dom Fernando Saburido, que renunciou ao cargo ao completar 75 anos, após 14 anos à frente da arquidiocese.

A solenidade foi acompanhada por representantes da comunidade católica, empresários, gestores públicos, políticos e sociedade em geral.

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>>DOM PAULO JACKSON, novo ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE, comenta como vai ser a relação com AS PREFEITURAS, CÂMARAS E GOVERNO ESTADUAL em seu pastoreio

>>>ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE: Novo arcebispo, DOM PAULO JACKSON, se encontra com PRESIDENTE LULA

O prefeito Sivaldo Albino esteve prestigiando o ex-bispo de Garanhuns.

“Dom Paulo Jackson deixou um legado de muito trabalho à serviço da fé cristã. Foi responsável por mobilizar a comunidade católica, com repercussão em toda a sociedade garanhuense. Estivemos juntos em diversos momentos, e só temos a agradecer sua contribuição, carinho e dedicação por nossa cidade e nossa gente. Temos certeza que fará seu trabalho missionário na região metropolitana com muito sucesso, pois é um homem de Deus, que gosta do diálogo e se mostra muito competente, como pudemos ver”, Afirmou o prefeito em entrevistas a meios de comunicação que cobriam a solenidade.

Dom Paulo Jackson foi ordenado padre há 30 anos, e estava Bispo de Diocese de Garanhuns desde 2015.

Nomeação 

Continua após a publicidade:

O Papa Francisco acolheu em junho, o pedido de renúncia apresentado por dom Antônio Fernando Saburido ao governo pastoral da arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

E nomeou como novo arcebispo dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, atualmente bispo de Garanhuns (PE) e segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Perfil

Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas (PB) em 17 de abril de 1969. Em 17 de dezembro de 1993, foi ordenado presbítero. Estudou Filosofia, no Instituto de Teologia do Recife, e Teologia, no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB.

Também é mestre em Exegese Bíblica, pelo Instituto Bíblico de Roma, e doutor em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atuou como secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e, além disso, foi vigário paroquial e administrador paroquial em Belo Horizonte. Lecionou em instituições de ensino superior e foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos-PB em Belo Horizonte-MG.

Continua após a publicidade:

Nomeado bispo da Diocese de Garanhuns-PE em 20 de maio de 2015, Dom Paulo Jackson foi membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB de 2015 a 2019 e, a partir de 2019, eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, com responsabilidades adicionais relacionadas à Doutrina da Fé. Em abril de 2023, tornou-se o segundo vice-presidente da CNBB e, posteriormente, em junho do mesmo ano, assumiu o cargo de arcebispo de Olinda e Recife.