Continua após a publicidade:

Durante os turnos da manhã e tarde deste domingo, 28 de agosto, mais de 1200 candidatos aprovados no concurso da Polícia Penal de Pernambuco realizaram o teste psicotécnico.

A 4ª fase do processo ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo dividida em dois momentos, o primeiro com início às 9h e o segundo com início às 15h. 

Continua após a publicidade:

Veja também: 
>>>Governo de Pernambuco promete convocar 500 policiais penais para reforçar o sistema prisional

Ao todo foram realizados 10 testes divididos em três dimensões: personalidade, raciocínio e habilidades específicas.  

O edital de resultado provisório na avaliação psicológica será publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e divulgado na internet, no endereço eletrônico do certame (clique aqui), no próximo dia 13 de setembro. 

Continua após a publicidade:

A publicação do resultado na avaliação psicológica listará apenas os candidatos aptos, em obediência ao que preceitua o art. 6º da Resolução nº 002/2016 do Conselho Federal de Psicologia. 

A próxima fase do processo será  a  investigação social. Serão convocados para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC), todos os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica.

Governo promete convocar 500 novos policiais penais

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) divulgou no dia 19 de agosto, um pacote de ações voltadas ao sistema prisional de Pernambuco, com o reforço de 500 policias penais. Ao todo, estão sendo investidos em pessoal, monitoramento eletrônico e novas vagas para presídios/penitenciárias o valor de R$ 53.148.135,35.

Continua após a publicidade:

Serão contratados, até o final deste ano, 466 novos técnicos de nível médio e superior, por meio de quatro seleções simplificadas; abertas mil vagas na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga; será aberta a licitação para mais quatro mil tornozeleiras eletrônicas; além da conclusão/andamento do concurso para novos 500 policiais penais.

Atualmente, segundo o Sinpolpen, o déficit de policias penais em Pernambuco chega a cerca de 3500 profissionais. O objetivo é que no próximo ano um projeto de lei seja enviado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ampliando de 2 mil para 4 mil cargos de policiais penais no estado.

Continua após a publicidade:

Reinvindicações 

Os candidatos aprovados no concurso têm reivindicado um cronograma completo do concurso, incluindo datas para a convocação da primeira turma do curso de formação (T1).

A expectava é de que sejam convocadas novas turmas com os candidatos do cadastro de reserva, já que o edital prevê a contratação imediata de apenas 200 policiais.

Mesmo com a promessa de contratar 500 profissionais, o governo ainda não divulgou quantos candidatos serão convocados para a primeira turma, porém, o edital diz que apenas os 350 primeiros classificados serão chamados.

Por outro lado, o atual secretário, Cloves Benevides, revelou que sua luta é para formar uma turma maior, até mesmo com todos os aprovados no concurso, mas a informação ainda não foi confirmada por parte do governo do estado.

Além do site oficial da banca organizadora, os candidatos podem acessar informações sobre a colocação no concurso da policia penal de Pernambuco através da plataforma http://romeryto.com/pppe_profile.php

Investimentos 

Todas as ações beneficiarão o Complexo Prisional do Curado. O investimento tem o intuito de reduzir a superlotação carcerária, fortalecer o efetivo de policiais penais e profissionais de nível médio e superior e garantir maior segurança no monitoramento eletrônico de reeducandos.

As medidas também incluem a assinatura de um termo de cooperação entre a SJDH e a Defensoria Pública/PE para ampliar a assistência jurídica às pessoas privadas de liberdade (PPLs) com o reforço de mais dez defensores públicos, além da instituição da Política Estadual de Alternativas Penais, assinada, na quinta-feira, 18 de agosto, pelo governador Paulo Câmara, com a aplicação de sentenças diversas da privação de liberdade.