As 5,47 milhões de famílias atendidas pelo Auxílio Gás, do Governo Federal, começam a receber, nesta terça-feira, 18 de janeiro, o primeiro pagamento do benefício, no valor de R$ 52. O benefício será liberado a cada dois meses por cinco anos.

Outras cerca de 108 mil pessoas das áreas atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais e Bahia também receberão, excepcionalmente, o Auxílio para a compra de botijões de 13kg.

Confira o calendário completo:

Continua após a publicidade:

Auxílio

Calendário do Auxílio Gás. Foto: Reprodução/Internet.

Veja também:
>>>Beneficiários do Auxílio Brasil começam a receber pagamento nesta terça-feira (18); confira o calendário completo 

O valor é definido pelo Governo Federal após a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicar em seu portal, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor médio nacional do botijão de 13kg, considerando os seis meses anteriores.

O valor repassado aos cidadãos corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. De acordo com a ANP, o preço médio em novembro de 2021 foi de cerca de R$ 100.

Os critérios de participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Continua após a publicidade:

Para fins de implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, terão prioridade de pagamento do benefício, nessa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o benefício.