Reconhecimento

Humberto Costa será homenageado por Lula com medalha de mérito

Além do senador, também receberão a honraria a primeira-dama Janja da Silva, a atriz e apresentadora Xuxa Meneghel, a ginasta Daiane dos Santos e entre outros.

11 SET 2024 • POR Isabella Lopes • 17h44
Presidente Lula e Senador Humberto Costa.   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entregará Medalha de Mérito Oswaldo Cruz para o senador pernambucano Humberto Costa (PT), instituições e pessoas que se destacaram no incentivo à vacinação no Brasil. 

O senador em seu perfil do instagram, publicou um vídeo no qual diz que está bastante feliz e que é uma honra receber a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz. 

"Uma grande alegria poder encontrar, daqui a pouco, o presidente Lula para ser homenageado com a medalha Oswaldo Cruz pelos serviços que tenho prestado à saúde do nosso país. Viva o SUS!", disse Humberto Costa. 

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O médico e ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa receberá a medalha por vem defendendo no Senado o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, alegando que ele pode aumentar a cobertura vacinal e veitar o reaparecimento de doenças que já estavam controladas no país.

Além de Humberto Costa, entre os homenageados estão a primeira-dama Janja da Silva, a atriz e apresentadora Xuxa Meneghel, a ginasta Daiane dos Santos e entre outros. 

Sobre a medalha 

Instituída em 1970, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é concedida a brasileiras, brasileiros ou pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tenham distinguido de forma notável ou relevante; e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. 

Sobre o porque do nome Oswaldo Cruz 

Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz foi personagem fundamental na história da saúde pública brasileira. O trabalho do sanitarista serviu como base para a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI), além da luta na erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola. 

Em 1907, Cruz ganhou reconhecimento internacional quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.