Índice

Em parceria com Instituto Naipes, Portal de Prefeitura divulga pesquisa para Prefeitura do Jaboatão

O levantamento será publicado na madrugada do dia 1º de setembro, às 00h01.

31 AGO 2024 • POR Fernanda Diniz • 14h33
Pesquisa em Jaboatão dos Guararapes.   Foto: Divulgação

Na madrugada do dia 1º de setembro, às 00h01, será divulgada uma nova pesquisa sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

O levantamento, realizado pelo Instituto Naipes Inteligência em parceria com o Portal de Prefeitura, vai trazer uma análise detalhada das intenções de voto no município, revelando como os eleitores estão avaliando os candidatos até o momento.

Entre os candidatos que estão na corrida para assumir a prefeitura estão Daniel Alves (Avante), Mano Medeiros (PL), Elias Gomes (PT) e Clarissa Tércio (PP). 

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A pesquisa realizada pelo Instituto Naipes será divulgada em duas frentes: a espontânea e a estimulada. Na pesquisa espontânea, os entrevistados mencionam seus candidatos preferidos sem que os nomes sejam sugeridos.

Já na pesquisa estimulada, os eleitores escolhem entre os nomes apresentados. Além dessas modalidades, a pesquisa também incluirá a rejeição aos candidatos e a expectativa de vitória.

Os resultados desse levantamento representam o termômetro do sentimento da população em relação às eleições municipais de 2024.

Saber como os eleitores estão respondendo às campanhas pode ser decisivo para os partidos e candidatos ajustarem suas estratégias nas semanas que antecedem o pleito.

Os dados fornecidos pela pesquisa não apenas indicam quais candidatos estão à frente, mas também revelam quais temas e preocupações estão em destaque entre os eleitores.

Observadores nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na última segunda-feira, 26 de agosto, a participação de quatro entidades como observadoras das eleições municipais de outubro. A atuação de missões independentes é uma medida de praxe que ocorre em todas eleições.

Com a decisão, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) poderão verificar todas as etapas do pleito e deverão emitir um relatório de trabalho no final das eleições. 

Segundo o TSE, a atuação de entidades observadoras contribui para confirmar a transparência e a integridade das eleições brasileiras.