Encerrado

X, antigo twitter, fecha no Brasil, demite todos os funcionários e coloca a culpa em Moraes

Segundo a publicação, o término das atividades da empresa no país foi motivado por "medo de ameaças".

17 AGO 2024 • POR Gabriel Alves • 12h12
X, antigo twitter, fecha no Brasil, demite todos os funcionários e coloca a culpa em Moraes.   Fotos: Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou neste sábado, 17 de agosto, o encerramento de suas operações no Brasil com efeito imediato. A decisão foi comunicada pela conta oficial da Global Government Affairs no X.

Segundo a publicação, o encerramento das atividades da empresa no país foi motivado por "medo de ameaças". A responsabilidade pelo fechamento foi atribuída ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A conta oficial declarou que "a responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes."

Apesar da descontinuação das operações no Brasil, a plataforma X continuará disponível para uso pelos brasileiros.

Confira nota do X

"Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.

Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.

Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes".

Moraes determina bloqueio de contas no X

Na terça-feira, 13 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de oito contas na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Além do bloqueio, Moraes ordenou que a rede social revele os registros de acessos e postagens dos usuários entre março e agosto deste ano, além de fornecer dados de acessos.

A decisão foi classificada como sigilosa e urgente pelo STF. No entanto, o X divulgou publicamente a determinação em sua plataforma, contrariando a confidencialidade estipulada.

O documento exposto pelo X contém quatro ordens principais. As duas primeiras exigem o bloqueio, em até duas horas, de sete contas de usuários, bem como a remoção do "sigilo de registros, conexões e dados telemáticos" dessas contas no período de 1º de abril a 17 de julho deste ano.