Opinião

HUMBERTO Costa diz que STF deve ACEITAR denúncia contra BOLSONARO pelo caso das joias

Apesar de a PGR ainda não ter se manifestado sobre o assunto, o senador pernambucano expressou sua crença de que o órgão acusará o ex-presidente.

11 JUL 2024 • POR • 17h07
Humberto Costa e Jair Bolsonaro. Montagem: Portal de Prefeitura

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) "não terá outro caminho" a não ser aceitar uma eventual denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionada ao caso das joias. O ex-chefe do Executivo foi indiciado pela Polícia Federal (PF).

Apesar de a PGR ainda não ter se manifestado sobre o assunto, o parlamentar expressou sua crença de que o órgão acusará o ex-presidente.

Atualmente, com base na análise do relatório da PF, a procuradoria tem a opção de solicitar investigações adicionais ou de encerrar o caso.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O senador fez essas afirmações na última terça-feira, 9 de julho, durante um evento em Brasília para o lançamento de um livro sobre o ex-Procurador-Geral da República, Augusto Aras, escrito por Luís Costa Pinto.

Humberto Costa argumentou que os processos judiciais contra Bolsonaro não devem se restringir ao caso das joias, mas também devem abranger outras duas acusações principais que estão sendo investigadas: a falsificação de cartões de vacinação e a suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro.

No inquérito das joias, o ex-presidente foi indiciado por associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação indevida de bens públicos, que investiga a venda ilegal no exterior de presentes recebidos por Bolsonaro.