De acordo com especialistas, fatores como estresse, ansiedade, uso excessivo de telas e hábitos ali...
A insônia tem se tornado um problema comum, atingindo pessoas de diferentes idades. De acordo com especialistas, fatores como estresse, ansiedade, uso excessivo de telas e hábitos alimentares inadequados estão entre as principais causas.
Os chás medicinais se destacam nesse cenário por possuírem propriedades calmantes e relaxantes, capazes de preparar o corpo e a mente para o sono. Confira abaixo os principais aliados contra a insônia:
Talvez o mais conhecido entre os chás calmantes, a camomila é tradicionalmente usada para reduzir a ansiedade e favorecer o relaxamento.
Uma xícara de chá de camomila antes de dormir pode ser suficiente para sinalizar ao corpo que é hora de descansar.
De sabor suave e aroma agradável, a erva-cidreira é outro clássico quando o assunto é insônia. Ela possui propriedades ansiolíticas e antiespasmódicas, que reduzem a agitação e melhoram a qualidade do sono.
Além disso, pode ser combinada com outras ervas, como a camomila, para potencializar os efeitos relaxantes.
Conhecida como um dos sedativos naturais mais potentes, a valeriana é indicada especialmente para pessoas que sofrem com insônia crônica.
No entanto, é um chá de sabor marcante, geralmente recomendado para consumo controlado.
Muito usada em óleos essenciais e aromaterapia, a lavanda também pode ser consumida em forma de chá. Suas flores liberam substâncias que ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e preparar o corpo para um sono mais reparador.
Menos popular no Brasil, mas bastante consumido em países europeus, a tília é conhecida por sua ação tranquilizante. Além de ajudar a induzir o sono, também pode aliviar dores de cabeça e tensões musculares, o que favorece ainda mais o descanso noturno.