Ação

Polícia Militar resgata jacaré em estação de metrô no RECIFE

O animal foi recolhido e levado para o Cetras Tangará, onde ficará sob os cuidados da equipe técnica, até que esteja pronto para ser reintroduzido ao habitat natural.

12 SET 2024 • POR Fernanda Diniz • 15h22
Polícia Militar resgata jacaré no Recife.   Foto: divulgação

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, o resgate de um jacaré papo amarelo, em um escritório da Estação de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Uma equipe do 12º BPM se posicionou no local à disposição da Cipoma durante a operação.

O animal, com mais de 1 metro de comprimento, estava em uma sala de força não energizada. O animal foi recolhido e levado para o Cetras Tangará, onde ficará sob os cuidados da equipe técnica, até que esteja pronto para ser reintroduzido ao habitat natural.

Outras ações policiais com animais 

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam em flagrante, na segunda-feira, 9 de setembro, um casal acusado de dopar macacos no Jardim Botânico, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Eles foram detidos com remédios calmantes e bananas para dopar os animais.

De acordo com as investigações, a dupla misturava o medicamento com a fruta para atrair os macacos e, posteriormente, vendê-los em feiras clandestinas.

O casal foi abordado e capturado pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar a venda desses animais e identificar outros integrantes do esquema ilegal.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

 

Reabilitação de animais silvestres

Em junho de 2023, a governadora Raquel Lyra destinou R$ 1,5 milhão para recuperação física das instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), localizado na Zona Norte do Recife.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco. 

A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento. Ainda durante a solenidade, a governadora entregou um mico-leão-dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O animal, que consta na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina, e de lá foi transferido para o Cetras Tangará.

"Estamos liberando esse investimento para que os profissionais e animais que vivem aqui possam viver em melhores condições. O nosso governo quer deixar como legado um Pernambuco mais sustentável, com diretrizes claras e com estruturação de uma política pública transversal que permita que possamos cuidar melhor do nosso Estado", destacou Raquel Lyra.