Pernambuco

Primeiro caso de gestante com febre por OROPOUCHE é registrado no Recife; veja como se prevenir

As secretarias de saúde estadual e municipal estão monitorando o caso, visto que o vírus é transmitido para o feto.

12 SET 2024 • POR Maria Carla Mazullo • 11h05
PERNAMBUCO: primeiro caso de gestante com febre por OROPOUCHE é registrado no Recife.   Arte montagem: Portal de Prefeitura.

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, um balanço epidemiológico foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), e informado que uma mulher residente do bairro Dois Irmãos, no Recife, no seu terceiro trimestre de gravidez com 34 semanas, está infectada pela Oropouche. 

Segundo a secretaria, a mulher foi “submetida à coleta de material biológico para exame sorológico, que foi enviado para Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará” e que a tanto a gestante, quanto o feto “apresentam quadro sem complicações clínicas.” 

“A equipe da Vigilância em Saúde da SES-PE está acompanhando o caso junto à Secretaria de Saúde do Recife”, afirmou em nota. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a gestante foi atendida por um hospital privado com sintomas como febre, dores no corpo e na cabeça, e manchas na pele. 

“A paciente teve alta médica e se recuperou em casa. Nesse período, submeteu-se a exames e consultas de pré-natal; a última no dia 05 de setembro. Está tudo bem com ela e com o feto”, garantiu a Sesau.   

Para prevenir a contração do vírus Oropouche, o Ministério da Saúde recomenda: 

Uso de repelentes; 

Evitar áreas onde há muitos insetos e mosquitos; 

Usar roupas que cubram a maior parte do corpo; 

Manter a casa, terreno e áreas com matos limpos; 

Seguir as orientações das autoridades de saúde locais.