Detidos

Polícia PRENDE casal que DOPAVA e vendia MACACOS do Jardim Botânico do RJ

De acordo com as investigações, a dupla misturava o medicamento com a fruta para atrair os macacos e, posteriormente, vendê-los em feiras clandestinas.

10 SET 2024 • POR Ricardo Lélis • 17h14
Casal dopava e vendia macacos de Jardim Botânico   Fotos: Reprodução/ Redes Sociais

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam em flagrante, na segunda-feira, 9 de setembro, um casal acusado de dopar macacos no Jardim Botânico, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Eles foram detidos com remédios calmantes e bananas para dopar os animais.

De acordo com as investigações, a dupla misturava o medicamento com a fruta para atrair os macacos e, posteriormente, vendê-los em feiras clandestinas.

O casal foi abordado e capturado pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar a venda desses animais e identificar outros integrantes do esquema ilegal.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Reabilitação de animais silvestres

Em junho de 2023, a governadora Raquel Lyra destinou R$ 1,5 milhão para recuperação física das instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), localizado na Zona Norte do Recife.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Pernambuco. 

A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento. Ainda durante a solenidade, a governadora entregou um mico-leão-dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O animal, que consta na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina, e de lá foi transferido para o Cetras Tangará.

"Estamos liberando esse investimento para que os profissionais e animais que vivem aqui possam viver em melhores condições. O nosso governo quer deixar como legado um Pernambuco mais sustentável, com diretrizes claras e com estruturação de uma política pública transversal que permita que possamos cuidar melhor do nosso Estado", destacou Raquel Lyra.

Agência Brasil