Eleições

JABOATÃO: Mano lidera, Elias e Clarissa empatam tecnicamente para disputar o segundo turno

A margem de erro estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%. Foram 600 entrevistas de 3 a 5 de setembro.

9 SET 2024 • POR Rodolfo Kosta • 01h39
Pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco para Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.   Imagem: Arte/Portal de Prefeitura

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgou nos primeiros minutos desta segunda-feira, 9 de setembro, a primeira rodada de pesquisas de intenções de voto para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Levantamento mostra que no cenário estimulado, quando são apresentados os concorrentes ao entrevistado, o prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL), lidera as intenções de voto, com 38%.

Em segundo lugar há um empate técnico, entre o ex-prefeito do município Elias Gomes (PT), com 22%; seguido pela deputada federal Clarissa Tércio (PP), com 17%; e Daniel Alves (Avante), com 6%. Não sabem, ou não votaria em nenhum dos candidatos são 7%. Votaria em branco ou anularia soma 11%.

A margem de erro estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

A pesquisa foi presencial entre os dias 3 e 5 deste mês, com uma amostra de 600 entrevistados e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 07333/2024.

Rejeição

Na resposta à pergunta “não votaria de jeito nenhum”, Elias Gomes apresenta o maior percentual com 49%, depois aparece Daniel (47%), seguido por Clarissa (46%) e Mano é o menos rejeitado, com 34%.

Na avaliação de probabilidade de voto, 30% dos entrevistados disseram que “com certeza votariam” em Mano; 16%, em Elias; 13%, em Clarissa; e 5%, em Daniel. Quando a pergunta é “poderia votar”, Elias fica com 23%; Mano, 20%; Clarissa, 17%; e Daniel, 14%.

Com informações da Folha de Pernambuco.