Fatalidade

Em OLINDA, jovem de 21 anos MORRE afogado na praia de Bairro Novo

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava nadando sozinho em uma área repleta de pedras.

7 SET 2024 • POR Fernanda Diniz • 16h51
Homem morre afogado em Olinda.   Foto: Reprodução/Tv Globo

No início da tarde deste sábado, 7 de setembro, um jovem de 21 anos morreu afogado na praia de Bairo Novo, Olinda. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o homem, que não teve nome divulgado, estava nadando sozinho em uma área repleta de pedras. A vítima foi resgatada do mar por pessoas presentes no local, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Em entrevista à TV Globo, o tenente-coronel Ivaldo Ramos, do Corpo de Bombeiros, relatou que o jovem estava sozinho quando se afogou.

"A pessoa foi se alvoroçar para nadar sozinha e, infelizmente, aconteceu o óbito. Os bombeiros foram acionados, os guarda-vidas que estão em Olinda retornaram à área acidentada, com muitas pedras", contou o tenente-coronel.


Os guarda-vidas do Posto 1 Olinda foram imediatamente ao local do afogamento e iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar na vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou logo em seguida e confirmou o falecimento do jovem.

O corpo da vítima foi mantido sob a responsabilidade da Polícia Militar até a chegada da equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). 

O Corpo de Bombeiros, por meio de nota, também lamentou o acidente: 

"Lamenta o ocorrido, presta as condolências à família da vítima e orienta que toda a população esteja atenta às orientações de segurança nas praias".

 

Alerta do CIMET para o feriado 

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), o Feriado da Independência será marcado pela lua nova, fase em que as marés têm maiores amplitudes. Significa que na maré alta a água do mar tende a atingir picos de elevação, e há maior diferença de altura entre a maré alta e a maré baixa. 

No Dia 7 de Setembro, as marés mais altas vão acontecer no início da manhã (por volta das 6h) e no fim da tarde (entre 17h e 18h), atingindo 2.2 metros. Já a baixa-mar será às 12h, chegando a 0.5 metros.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

“Neste dia, os horários crepusculares (início da manhã e final de tarde) requerem mais cuidado, pois os tubarões tendem a ficar mais ativos em busca de suas presas naturais. A junção desse comportamento natural com as marés mais altas e maior turbidez da água, devido a maior intensidade de ventos e/ou chuvas ocasioais, podem acabar prejudicando a visão dos animais, confundindo seu alimento com banhistas”, alerta a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e secretária executiva do Cemit, Danise Alves.

Entre os meses de agosto e setembro, o intensidade e duração dos ventos fortes também podem interferir na força das ondas, sendo mais um fator que interfere nas questões de segurança aquática.