Pronunciamento

Ministra Anielle está em Brasília e só vai falar sobre denúncia de assédio após conversa com Lula

O assunto chegou ao Palácio do Planalto há meses, mas não foi levada adiante porque a chefe da pasta não formalizou a acusação.

6 SET 2024 • POR Maria Carla Mazullo • 11h00
Ministra Anielle está em Brasília e só vai falar sobre denúncia de assédio após conversa com Lula.   Arte montagem: Portal de Prefeitura.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, denunciou o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, por assédio sexual e foi noticiado nesta quinta-feira, 5 de setembro. Uma conversa do presidente Lula vai definir o rumo do pronunciamento.

As denúncias foram reveladas pela coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, e envolvem, ainda, outras mulheres, que denunciaram Almeida para o movimento Me Too, que acolhe vítimas de violência sexual.

O assunto chegou ao Palácio do Planalto há meses, mas não foi levada adiante porque Anielle não formalizou a denúncia, sob a justificativa de que não queria prejudicar o governo. Os ministros do petista tomaram conhecimento do que se tratava desde então. Recentemente o foi abordado na Controladoria-Geral da União (CGU), ministério responsável por lidar com casos de como esse no governo federal.

Apoio

A primeira-dama Janja, publicou na madrugada desta sexta-feira, 6 de setembro, uma foto onde aparece beijando de Anielle.

Pronunciamento do acusado

Em nota e em vídeo que postou em rede social, Silvio Almeida diz que as denúncias são falsas e sem provas e que está sendo vítima de perseguição.

Após a divulgação das denúncias, o governo convocou Almeida para prestar esclarecimentos sobre a situação e disse que irá encaminhar ofício à CGU e ao Ministério Público admitindo a "gravidade das denúncias".