Precaução

RIO DE JANEIRO: mais de mil detentos do presídio de Bangu são transferidos após descoberta de túnel

Dentre as alterações propostas pela Seap, está a redução do diâmetro das tubulações para evitar futuras tentativas de fuga.

6 SET 2024 • POR Gabriel Alves • 11h02
RIO DE JANEIRO: mais de mil detentos do presídio de Bangu são transferidos após descoberta de túnel.   Fotos: Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro transferiu, nesta sexta-feira, 6 de setembro, 1.067 detentos entre duas unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Gericinó, também conhecido como Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade.

Os presos foram transferidos do Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré, depois da descoberta, no início desta semana, de um túnel na unidade, que seria utilizado para a fuga em massa de membros de uma facção criminosa.

De acordo com a Seap, a Moniz Sodré tem estrutura física que dificulta a fuga de presos. Já o Vicente Piragibe, ficará interditada temporariamente para a adequação de sua infraestrutura. Entre as alterações propostas está a redução do diâmetro das tubulações para evitar futuras tentativas de fuga.

A transferência envolveu 250 policiais penais, três ônibus, quatro furgões e 17 carros.

“Trata-se de mais uma ação bem-sucedida da Polícia Penal, que diuturnamente trabalha para garantir a segurança das 51 unidades prisionais do estado e coibir qualquer tipo de ação criminosa. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense”, afirmou a secretária de Administração Penitenciária Maria Rosa Nebel, em nota à imprensa.

Túnel para fuga é descoberto em presídio de Bangu

Um túnel que estava sendo escavado dentro de um presídio em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi descoberto na última segunda-feira, 2 de agosto, por funcionários da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). A escavação não estava completa e ninguém fugiu. A Seap tenta identificar os responsáveis pela obra, para aplicar punições.

O túnel começava na horta da unidade prisional, que fica no Complexo Penitenciário de Gericinó e reúne presos em regime semi-aberto ligados à facção criminosa Comando Vermelho. Agentes da Subsecretaria de Gestão Operacional da Seap e da Coordenação de Unidades Prisionais de Gericinó descobriram a escavação, que, segundo a pasta, seria usada para uma fuga em massa de presos.

"No presídio Vicente Piragibe estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados", afirmou a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel. A Seap informou ter instaurado sindicância para investigar o caso e tentar identificar os responsáveis pela escavação. Um registro de ocorrência também será lavrado, para que seja feita perícia no local, afirmou a pasta.

Em 3 de fevereiro de 2013, 31 presos tentaram fugir dessa mesma unidade prisional por meio de outro túnel. Quatro deles foram recapturados ainda dentro do túnel; os outros 27 conseguiram chegar à rua e completar a fuga.

Seap transfere 15 detentos

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária também notificou que transferiu 15 presos após a descoberta. Segundo apura a TV Globo, os presos em questão, todos pertencentes ao Comando Vermelho, ficarão no presídio de segurança máxima Bangu 1 até que seja apurado quem são os responsáveis pela tentativa de fuga em massa.

Quatro dos transferidos foram achados perto do túnel:

 

Fábio Da Silva Barbosa; Fernando Evaristo Da Conceição; George Gonzaga Leandro; Josinaldo Rodrigues De Araújo.

Agência Brasil