Situação

DEOLANE PRESA: irmãs visitam a influenciadora na manhã desta quinta (5); defesa pede habeas corpus

A advogada está detida na Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor.

5 SET 2024 • POR Everthon Santos • 10h20
Irmãs de Deolane visitam a influenciadora   Foto: Reprodução/TV Guararapes

Na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, as irmãs de Deolane Bezerra, Dayanne e Danielle Bezerra, compareceram à Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor, localizada na Zona Oeste da capital pernambucana.

Elas chegaram ao local por volta das 8h30 para visitar a influenciadora digital, que se encontra detida na unidade prisional. Apesar do interesse da imprensa, ambas optaram por não conceder entrevistas ou fazer qualquer declaração à mídia presente.

Enquanto isso, a defesa de Deolane está mobilizada para tentar reverter a situação jurídica da influenciadora. De acordo com o informações do Diário de Pernambuco, um pedido de habeas corpus foi protocolado e está sob a análise do desembargador Eduardo Guilliod.

O pedido busca garantir a liberdade provisória de Deolane, que foi presa na última quarta-feira, 4 de setembro, durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco que investiga uma suposta organização criminosa voltada para lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

No entanto, essa não foi a única tentativa de libertar a influenciadora. O Diário de Pernambuco também informou que ainda na tarde de quarta-feira (4), outro pedido de habeas corpus foi feito, mas desta vez por um advogado que não está formalmente vinculado ao caso.

Esse recurso inicial foi direcionado ao desembargador Cláudio Jean Nogueira Virgínio, que atua na 12ª Vara Criminal da Capital. No entanto, Virgínio se declarou incompetente para julgar o pedido, resultando em uma redistribuição do caso para o desembargador Eduardo Guilliod, que agora é o responsável por avaliar o recurso.

Entenda o caso

Deolane Bezerra passou a noite da quarta-feira, 4 de setembro, detida após a sua audiência de custódia ter sido adiada para esta quinta (5).

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap), "por se tratar de um caso de repercussão, a unidade prisional tomou as medidas cabíveis de segurança a fim de resguardar a integridade física da pessoa privada de liberdade, mantendo-a em cela reservada".

A advogada e influencer foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife, mais conhecida como Bom Pastor, após realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

Deolane foi presa em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

As investigações da operação "Integration" foram iniciadas em abril de 2023. Outros 18 mandados de prisão foram expedidos e 24 mandados de busca e apreensão no Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiania.

A Polícia Civil também decretou o sequestro de bens, incluindo carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações. Além de bloqueios de ativos financeiros no valor de mais de R$ 2,1 bilhões, foi preciso entregar passaporte, ter suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do registro de arma de fogo.,

As investigações contaram com a colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), e das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. Ao todo, 170 policiais estão envolvidos na operação.

Nascida em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado, a influenciadora está em Pernambuco e em 2022, Deolane foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil de São Paulo por suspeita de ter relação com a Betzord, empresa de apostas esportivas na internet. Na época, a Betzord era investigada por "crime contra a economia popular e associação criminosa".