Futebol

Brasil NÃO tem indicados ao TROFÉU YASHIN pela primeira vez na história

A premiação criada pela revista France Football concede uma Bola de Ouro especial ao melhor goleiro da temporada.

4 SET 2024 • POR Camilly Cardoso • 18h27
Brasil NÃO tem indicados ao TROFÉU YASHIN pela primeira vez na história   Foto: Reprodução / @alissonbecker

Criado em 2019 pela revista France Football, o Troféu Lev Yashin, que premia o melhor goleiro da temporada, não terá representantes brasileiros na disputa. Os dois principais goleiros do Brasil, Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, não apareceram na lista de indicados divulgada nesta quarta-feira. O vencedor da premiação será conhecido durante a cerimônia da Bola de Ouro, no dia 28 de outubro.

O defensor do Liverpool, inclusive, foi o primeiro a vencer a premiação, além de ter ficado em segundo lugar em 2022. Já Ederson foi o segundo colocado na premiação da temporada passada, sendo superado apenas por Emiliano Martínez, da seleção argentina. Nas edições de 2019 e 2022, o brasileiro ocupou a terceira colocação.

Confira a lista completa dos indicados Diogo Costa (Porto) Gianluigi Donnaruma (PSG) Andriy Lunin (Real Madrid) Gregor Kobel (Borussia Dortmund) Giorgi Mamardashvili (Valencia) Mike Maignan (Milan) Unai Simón (Athletic Bilbao) Emiliano Martínez (Aston Villa) Yann Sommer (Inter de Milão) Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns)

Apesar da ausência de defensores, cinco brasileiros aparecem na lista geral. Além de Vini Jr., favorito à Bola de Ouro, Gabi Portilho e Tarciane estão na disputa da Bola de Ouro Feminina. Savinho, do Manchester City, é um dos indicados ao Troféu Kopa, que elege o melhor jogador sub-21. O treinador da seleção feminina, Arthur Elias, também foi indicado ao prêmio que escolhe o técnico do ano.