Certame

Concurso Correios: banca organizadora será definida nos próximos dias

A empresa pretende realizar as primeiras contratações de servidores ainda em 2024.

4 SET 2024 • POR Everthon Santos • 18h30
Concurso dos Correios.   Foto: Divulgação

O novo concurso dos Correios vai revelar o nome da banca organizadora que ficará responsável pelo processo seletivo da empresa nos próximos dias. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 4 de setembro, pela Assessoria de Imprensa da estatal ao site Qconcursos Folha Dirigida.

Segundo a assessoria, há uma forte possibilidade de que a escolha da banca seja divulgada em breve, permitindo que os próximos passos para a realização do concurso sejam seguidos conforme o cronograma estabelecido.

"Existe expectativa de divulgação da banca nos próximos dias", diz a nota.

Com a previsão de realizar as primeiras contratações ainda em 2024, os Correios trabalham com prazos apertados. A nomeação da banca organizadora é um passo crucial para garantir que o concurso ocorra dentro do tempo previsto, possibilitando que as chamadas dos aprovados aconteçam ainda este ano.

Sobre o concurso

O edital do concurso deverá contemplar um total de 3.468 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. As oportunidades serão divididas entre as funções de agente, que inclui o cargo de carteiro, e analista, destinado aos candidatos com formação superior que irão atuar em funções especializadas na empresa.

A divisão regional das vagas já foi detalhada no projeto básico elaborado pelos Correios, que mostra uma maior concentração de vagas para a região Sudeste, que contará com 1.048 vagas para cargos de nível médio. As demais regiões também terão um número expressivo de vagas: a região Sul com 696, o Nordeste com 669, o Centro-Oeste com 446, e o Norte com 240 vagas.

Para os cargos de nível superior, a região Centro-Oeste lidera a oferta com 177 vagas, seguida pelo Nordeste com 62, o Sudeste com 61, o Norte com 41 e o Sul com 28 oportunidades.

O processo de seleção será realizado através de provas objetivas, que contarão com um total de 120 questões, distribuídas entre Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Complementares e Conhecimentos Específicos. O modelo de questões será no formato "Certo" ou "Errado", o que pode indicar a escolha do Cebraspe como possível banca organizadora, conhecida por adotar esse formato em diversos concursos públicos.

Além das provas objetivas, os candidatos aos cargos de nível superior também passarão por uma prova discursiva, que abordará temas da atualidade.

A aplicação das provas ocorrerá em turnos distintos para os cargos de níveis médio e superior, permitindo que os candidatos possam concorrer a mais de uma função, caso desejem.