Adeppe

Delegados de Pernambuco aceitam proposta de reajuste salarial do Governo Raquel Lyra; confira

A  Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) chegou a um acordo com o Governo do Estado sobre o reajuste salarial da categoria.

4 SET 2024 • POR Portal de Prefeitura • 17h16
  Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A  Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) chegou a um acordo com o Governo do Estado sobre o reajuste salarial da categoria. A proposta, aprovada durante assembleia na terça-feira da semana passada, prevê um aumento escalonado de 20% até 2026. Além disso, o Governo comprometeu-se a negociar reajustes adicionais caso a inflação supere o índice previsto de 17,2% para o período.

Diogo Victor, presidente da Adeppe, informou que o acordo inclui também o aumento dos Pontos de Jornada Especial (PJEs) e das gratificações das atividades fins, a partir de janeiro de 2025. “Embora tenhamos aceitado a proposta, ainda há insatisfação entre os delegados. O aumento de 20% até 2026 é uma melhoria, mas a realidade é que um delegado substituto inicia a carreira com um salário muito inferior ao de outras categorias comparáveis, como defensores públicos e procuradores do Estado,” destacou Diogo.

O presidente da Adeppe está na expectativa de que o Projeto de Lei seja enviado à Assembleia Legislativa até sexta-feira para votação no dia 16. Contudo, a aprovação final ainda está pendente devido a um impasse com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), que não chegou a um consenso sobre a proposta do Governo.

Aumentos para SERVIDORES de Pernambuco

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu aval em 20 de agosto, a duas proposições do Poder Executivo que reajustam vencimentos de categorias do funcionalismo público.

Um deles assegura um novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Já a outra proposta abrange servidores de seis segmentos. 

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 2172/2024, que trata do quadro permanente de pessoal do Hemope, substitui o plano em vigor, de 2002, e estabelece nova estrutura de carreira dos cargos públicos, especialidades e vencimentos.

A matéria ainda institui critérios para a progressão, considerando qualificação profissional e titulação para o ingresso e desenvolvimento nas carreiras.

O PLC nº 2173/2024, por sua vez, prevê reajustes a servidores das seguintes áreas: Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Universidade de Pernambuco (UPE) – exceto professores -, além de peritos criminais e médicos legistas. 

De acordo com o governo, todos têm assegurada, pelo menos, a recomposição da inflação no período que vai de janeiro de 2023 até a projeção do índice para dezembro de 2026.

Da redação do Portal com Informações do blog do Dantas Barreto