Operação

PRISÃO DEOLANE: influencer segue para presídio feminino após exame de corpo de delito no IML

A advogada foi detida em uma operação da Polícia Civil, que visava desmantelar uma organização envolvida em lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

4 SET 2024 • POR Everthon Santos • 15h00
Deolane Bezerra segue para presídio feminino no Recife.   Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife, mais conhecida como Bom Pastor, após realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

A advogada vai passar por uma audiência de custódia, onde pode ficar presa preventivamente ou responder em liberdade.

Deolane foi detida em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, que visava desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A operação, denominada "Integration", foi deflagrada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

As investigações que culminaram na prisão da advogada tiveram início em abril de 2023 e foram conduzidas pelo Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), situado no bairro de Afogados, também no Recife.

Além de Deolane, outros 18 mandados de prisão foram expedidos, junto com 24 mandados de busca e apreensão, abrangendo diferentes cidades, como Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.

Durante a operação, foram apreendidos diversos bens de alto valor, incluindo carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações. Além disso, ativos financeiros no montante de mais de R$ 2,1 bilhões foram bloqueados. As autoridades também impuseram outras restrições, como a entrega de passaportes, suspensão e cancelamento de registros de armas de fogo pertencentes aos investigados.

Entenda a operação

A operação "Integration" contou com a colaboração da Interpol e das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás, mobilizando um total de 170 policiais. Esse esforço conjunto reflete a gravidade dos crimes investigados, que envolvem uma rede complexa de lavagem de dinheiro e jogos de azar, com ramificações em vários estados brasileiros.

Deolane Bezerra, natural de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, já havia sido alvo de investigações anteriormente. Em 2022, a Polícia Civil de São Paulo executou um mandado de busca e apreensão em sua residência, no âmbito de uma investigação sobre a Betzord, uma empresa de apostas esportivas na internet. Naquela ocasião, a Betzord era investigada por crimes contra a economia popular e associação criminosa, e Deolane foi apontada como uma das figuras ligadas à empresa.