Estratégia

Renault planeja novo SUV médio para o Brasil após lançamento do Kardian

Marca francesa busca fortalecer sua linha no mercado brasileiro com o desenvolvimento de um novo modelo SUV

2 SET 2024 • POR Beto Dantas • 18h59
Renault Rafale, inspiração para futuro modelo da Renault no Brasil.   Foto: Renault/Divulgação

Depois de lançar o SUV compacto Kardian no mercado brasileiro, a Renault continua sua estratégia de renovação de frota no país. A montadora está acelerando o desenvolvimento de um novo modelo, que deverá ser produzido localmente em São José dos Pinhais, no Paraná, com lançamento previsto para o próximo ano.

Embora muitos especulem que o novo veículo seja a nova geração do Duster, a Renault está planejando um SUV médio inspirado em outros modelos globais da marca. O design deste novo SUV deve combinar elementos do Renault Rafale, do futuro Bigster e da nova geração do Duster, além de compartilhar características com o Kardian. A estratégia segue um caminho semelhante ao adotado pela Fiat com os modelos Pulse e Fastback, que utilizam a mesma plataforma e compartilham diversos componentes.

Internamente denominado R1312, o projeto do novo SUV será construído sobre a plataforma modular CMF-B, que já é utilizada no Kardian. As opções de motorização ainda não foram confirmadas, mas espera-se que o novo modelo ofereça os motores 1.0 turbo do Kardian e o 1.3 turbo Flex, que em breve será produzido no Brasil. Ambas as motorizações podem ser combinadas com um sistema híbrido leve de 48 volts, o que contribuiria para melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões.

Com o desenvolvimento do novo modelo já em andamento, alguns protótipos começaram a ser avistados em testes pelas ruas do Brasil. Entre os veículos utilizados para esses testes, estão modelos do Duster de nova geração e do Rafale, bem como o Dacia Stepway, que foi usado como mula de testes para o Kardian.

Essa estratégia faz parte do plano da Renault para aumentar sua participação no mercado brasileiro e competir de forma mais agressiva no segmento de SUVs, que tem mostrado crescimento contínuo. O novo SUV médio visa atender à demanda por veículos que combinam praticidade urbana com capacidade off-road, oferecendo aos consumidores uma opção robusta e moderna que incorpora as mais recentes tecnologias e inovações da marca.