Queda

NÁUTICO deve ocupar sua pior posição no ranking de clubes da CBF após segundo ano seguido na Série C

A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos.

2 SET 2024 • POR Camilly Cardoso • 14h11
NÁUTICO deve ocupar sua pior posição no ranking de clubes da CBF após segundo ano seguido na Série C   Foto: Divulgação / CNC

Ao finalizar o segundo ano seguido na Série C e sem vaga para a Série B de 2025, o Náutico deverá cair ainda mais no ranking de clubes da CBF, que será divulgado ao fim de todos os campeonatos. Atualmente na 38ª colocação, projeta-se que a equipe alvirrubra caia oito posições e termine o ano de 2024 em 46º, a pior posição do Timba desde a criação do sistema de ranking, em 2013.

A projeção pode ficar ainda pior, pois o Amazonas e o Ypiranga-RS podem terminar a temporada à frente da equipe pernambucana. Enquanto a equipe aurinegra segue na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o time sulista se mantém vivo no quadrangular final da Série C, disputando uma vaga na Segundona de 2025.

O ranking da CBF é utilizado como critério para o preenchimento de vagas em competições como a Copa do Nordeste e a Série D. Além disso, a classificação serve para a definição de valores de cotas em alguns torneios, como nas primeiras fases da Copa do Brasil, e determina em quais potes os clubes ficam nos sorteios.

A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Cada ano recebe um peso diferente, com as competições mais recentes tendo maior valor.

Náutico em 2024

O Náutico disputou em 2024 quatro competições: o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série C. Na competição estadual, a equipe chegou à grande final, anotando seis vitórias, uma derrota e dois empates, mas acabou terminando como vice-campeão.

Na Copa do Nordeste, avançou até as quartas de final, com a quarta melhor campanha do grupo B, sendo eliminado pelo Bahia. Na Copa do Brasil, a equipe alvirrubra chegou até a terceira fase, onde foi eliminada pelo Cruzeiro. Já na Série C, o time brigou por uma vaga no quadrangular final até a última rodada da primeira fase, mas perdeu para o Londrina e terminou a temporada na 9ª colocação.