Retirada

Santuário do Morro da Conceição: remoção total de destroços deve durar 30 dias

Neste sábado, 31 de agosto, a Secretária Executiva de Defesa Civil do Recife, deu início a avaliação técnica da estrutura da igreja.

31 AGO 2024 • POR Isabella Lopes • 13h51
Santuário do Morro da Conceição: remoção total de destroços deve durar 30 dias   Foto: Divulgação

Neste sábado, 31 de agosto, a Secretária Executiva de Defesa Civil do Recife, deu início à avaliação técnica da estrutura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, após o desabamento do teto na sexta-feira, 30 de agosto, que resultou em duas vítimas fatais e deixou 25 feridos. 

A análise será realizada junto a empresa que está responsável pela retirada dos escombros, e tem como objetivo traçar uma estratégia para fazer a remoção dos materiais rapidamente sem causar mais danos. E a previsão de trabalho será de 30 dias. 

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O prefeito João Campos (PSB) foi ao local na manhã de hoje, e informou a montagem de uma estrutura  provisória na quadra próxima ao Santuário para garantir a celebração das missas. 

“Nosso foco desde o primeiro momento foi no suporte e acolhimento às vítimas, e hoje começamos a retirada e demolição daquilo que sobrou”, disse o prefeito.

“Nossa equipe começa, a partir de hoje, a retirada dos alambrados da quadra para erguer uma estrutura provisória para celebração de missa. A Prefeitura vai colocar coberta, iluminação e som”, garantiu.

Na noite deste sábado, 31 de agosto, às 18h, acontecerá a primeira missa após a tragédia, em homenagem ás vítimas. A missa será feita pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, e o reitor do Santuário, padre Emerson Borges. 

Motivo do desabamento do Santuário  

O telhado do Santuário do Morro da Conceição, na zona norte do Recife, que desabou no início da tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, havia passado por uma obra para a instalação de placas solares há menos de uma semana. De acordo com a prefeitura, o acidente deixou ao menos dois mortos. Imagens de moradores do bairro mostram o telhado integralmente derrubado sobre a área religiosa. 

No momento do desabamento, o Santuário estava realizando a distribuição de cestas básicas para pessoas carentes da região.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem no local.