PARIS 2024

Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas

Carol Santiago venceu a final dos 100m costas da classe S12, disputada por atletas com deficiência visual pequena, porém significativa.

31 AGO 2024 • POR Camilly Cardoso • 13h12
Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas.   Foto: Silvio Avila/CPB

É ouro! A nadadora pernambucana Carol Santiago conquistou neste sábado, 31 de agosto, o ouro paralímpico em Paris 2024. A atleta venceu a final dos 100m costas da classes S12, disputada por atletas com deficiência visual pequena, porém significativa, com o tempo de 1m08s23, e estabeleceu um novo recorde no Continente Americano. 

A medalha de prata ficou com a nadadora ucraniana Anna Stetsenko, com o tempo de 1m09s43, e completando o pódio, a espanhola Maria Delgado Nadal, com o tempo de 1m11s33.

Com esse ouro, Carol chega a sexta medalha em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, ela havia subido ao lugar mais alto do pódio três vezes, além de uma prata e um bronze. 

A nadadora pernambucana nasceu com síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Em 2018, a atleta migrou da natação convencional para a modalidade paralímpica.

“Momento especial, muito feliz. E agora é medalha de ouro, um dos momentos mais alegres da minha vida”

Outro pernambucano que conquistou medalha na capital francesa foi o nadador Phelipe Rodrigues. O atleta conquistou a medalha de prata na prova dos 50m livre na classe S10, disputada por competidores com uma mão amputada ou restrições de movimento no nível da articulação coxofemoral.

Phelipe Rodrigues nasceu com o pé torto congênito (direito). Depois de algumas cirurgias para correção, como forma de reabilitação, passou a ter aulas de natação.