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BOLSA FAMÍLIA: saiba como contestar saque indevido em caso de golpe

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou orientações que podem ajudas as vítimas.

31 AGO 2024 • POR Estadão Conteúdo. • 12h27
BOLSA FAMÍLIA.   Foto: Divulgação

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm recebido mensagens de texto com links fraudulentos que podem causar o saque indevivo do benefício. As famílias que foram vítimas e tiveram o dinheiro retirado pelos criminosos podem contestar a transferência.

Na quarta-feira, 28 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou orientações que podem ajudas as vítimas. De acordo com o MDS, é possível contestar a transferência feita por criminosos. Isso deve ser realizado junto à Caixa Econômica Federal. 

"O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e retirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente, acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para você clicar em links"

Confira as alternativas O beneficiário vítima do golpe deve ir a uma agência da Caixa, com CPF e um documento de identificação.  Acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir os seguintes passos: clicar no ícone "Ajustes"; depois clicar na opção "Minha conta"; "Contestar transação"; selecionar o valor do saque indevido e responder às perguntas de segurança. Ao fim do questionário, aparecerá a mensagem "Contestação solicitada com sucesso". A análise leva até dez dias úteis. Ligar para o SAC CAIXA, pelo número de telefone 0800-726-0101, e indicar a opção 6. Após, o beneficiário deverá informar ao atendente o CPF e o número da conta, além da data e do valor da transferência que deseja contestar. 

Além disso, é recomendado que as famílias que forem vítimas desses tipos de fraudes registrem um Boletim de Ocorrência presencialmente ou de forma online.