Mudança

Ex-pregador evangélico revela motivos de se converter à Umbanda: 'Hoje, eu carrego uma Pomba Gira'

Humberto Santos admitiu que levou tempo para aceitar essa entidade devido ao seu passado, mas que, após entender melhor os rituais da religião, encontrou paz com sua nova fé.

30 AGO 2024 • POR Ricardo Lélis • 19h45
Humberto Santos, ex-pregador evangélico, se converteu à Umbanda   Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Humberto Santos, ex-pregador evangélico, revelou em entrevista ao O Fuxico Gospel os motivos que o fizeram abandonar a igreja evangélica e se converter à Umbanda, uma religião de origem africana.

Humberto enfatizou que, embora sua fé em Deus permanecesse inabalável, o ambiente da igreja começou a lhe causar angústia, especialmente devido ao julgamento e críticas que sofria.

A pressão e o julgamento constante por parte dos outros membros da igreja foram cruciais em sua decisão de sair.

“Chegou um momento da minha vida que eu estava dentro do Monte e falei: ‘Deus, o senhor já me usou para tantas pessoas, e hoje eu quero que o senhor me use para mim. Eu não aceito o espírito de suicídio na minha vida, não aceito o espírito da depressão na minha vida'”, disse Humberto, ao revelar momento de depressão que enfrentou.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Depois de deixar a igreja, Humberto encontrou refúgio na Umbanda, religião que já tinha laços familiares. Ele contou que, ao participar de uma celebração de Cosme e Damião em um terreiro, sentiu-se acolhido, o que o incentivou a se dedicar mais à religião e começar o seu processo de iniciação.

Humberto confessou que é acompanhado pela entidade Pomba Gira Dona Menina, que, segundo ele, lhe trouxe orientação e força.

“Hoje, eu carrego uma Pomba Gira. É uma entidade muito presente na minha vida, que me dá o chão para pisar e me mostra o caminho. Tenho muito orgulho disso”, afirmou.

Humberto também admitiu que levou tempo para aceitar essa entidade devido ao seu passado evangélico, mas que, após entender melhor os rituais da Umbanda, encontrou paz com sua nova fé.

“Eu tive que passar por muitas coisas, muitas adaptações para aceitar isso na minha vida, e hoje eu carrego essa entidade com muito orgulho.”

Ele também comentou sobre como lida com as críticas de ex-membros da igreja evangélica em relação à sua nova crença. Humberto expressa tristeza pelo preconceito enfrentado, mas declara que isso não o impacta tanto quanto no passado.

 “Deus continua no meu coração, independente da religião que eu sigo”, disse.

Quando questionado sobre as críticas e julgamentos que motivaram sua saída da igreja, Humberto respondeu prontamente:

“Eu não saí por conta dos meus pastores, eles sempre estiveram ao meu lado, mas a igreja da Terra, as pessoas, me fizeram mal.”