Recife

Santuário do Morro instalou placas solares no teto dias antes do desabamento

O telhado do Santuário do Morro da Conceição, na zona norte do Recife, desabou no início da tarde desta sexta-feira, 30 de agosto.

30 AGO 2024 • POR Fernanda Diniz • 17h40
Teto da Igreja da Nossa Senhora da Conceição desaba.   Foto: Divulgação

O telhado do Santuário do Morro da Conceição, na zona norte do Recife, que desabou no início da tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, havia passado por uma obra para a instalação de placas solares há menos de uma semana. De acordo com a prefeitura, o acidente deixou ao menos dois mortos. Imagens de moradores do bairro mostram o telhado integralmente derrubado sobre a área religiosa. 

No momento do desabamento, o Santuário estava realizando a distribuição de cestas básicas para pessoas carentes da região.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem no local. 

Nota da governadora Raquel Lyra 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) emitiu uma nota informando que não está no Recife, mas que equipes de segurança já foram acionadas para atender o ocorrido. 


“Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também foi ao local e acompanha de perto toda a ação 

Prefeitura do Recife decreta luto oficial de três dias

A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, a contar da data de hoje (30), em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra, publicado há pouco. O trágico episódio aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) que levou duas pessoas a óbito, além de 24 feridos. 

Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo (Segov) ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores. O socorro imediato foi realizado por 36 profissionais do SAMU Recife, com o apoio de 2 Unidades de Suporte Avançado, 6 motos e 1 aeronave SAMU/ PRF e também faz o monitoramento das vítimas já encaminhadas a diversas unidades de saúde. 

A Assistência Social presta apoio às famílias  das duas vítimas que foram a óbito, com equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto do Mandu, onde será oferecido auxílio funeral e apoio na identificação. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizam o monitoramento do entorno do Santuário e no acesso ao Morro da Conceição. A Guarda Municipal irá dar apoio no entorno do local para a preservação do espaço sacro.