Posicionamento

VÍDEO: Prefeito de Sertânia fala pela primeira vez após ser vítima de tentativa de homicídio

No registro, o gestor municipal se posicionou contra os "discursos de ódio e a intolerância pessoal".

30 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 17h00
Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira.   Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, um dia após sofrer um atentado, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), de 70 anos, enviou publicou nas suas redes sociais um vídeo onde fala pela primeira vez sobre o assunto (assista vídeo abaixo).

No registro, o gestor municipal se posicionou contra os "discursos de ódio e a intolerância pessoal".

"Fui covardemente atacado no Centro de Sertânia por alguém que discorda da minha atuação a frente da Prefeitura. Não concordo com a violência. A discordância deve ser nas ideias e não entre as pessoas. Os discursos de ódio, desejos de morte e a intolerância pessoal não devem fazer aprte de uma política séria", desabafou.

"Quero tranquilizar a todos a respeito do meu estado de saúde. Passei por cirurgia e estou me recuperando bem. Na tarde de ontem, fui covardemente atacado no centro de Sertânia por alguém que por discordar de nossa atuação à frente da Prefeitura achou que podia resolver alguma coisa com violência. Não faço política dessa forma. Defendo a democracia e as instituições. Por isso, quero dizer que confio que a polícia e a Justiça vão esclarecer esse fato e que o culpado será punido. Muito em breve estarei de volta ao trabalho e garanto a todos vocês que vou lutar pelo bem de Sertânia até o último dia da minha vida. Muito obrigado!", escreveu o prefeito nas redes sociais.

Entenda

O prefeito Ângelo Ferreira foi vítima de uma tentativa de homicídio na quinta-feira, 28 de agosto. O agressor foi o comerciante Nelson Galindo, conhecido como Nelson do Consórcio. Após desferir uma facada no prefeito, o agressor fugiu do local. 

Fontes indicam que o suspeito já havia tentado assassinar o prefeito em outra ocasião, durante uma campanha, utilizando uma arma de fogo.

A governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, utilizou suas redes sociais na quinta-feira, 29 de agosto, para comentar sobre o atentado com facada ao prefeito de Sertânia, no sertão do estado, Ângelo Ferreira (PSB), na tarde da quinta. Em seu posicionamento, a gestora estadual fala sobre investigação rigorosa.

"Soube agora do atentado ocorrido contra o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. Estou acompanhando de perto seu estado de saúde e rezando por sua recuperação. A Secretaria de Defesa Social já está atuando no caso com determinação de apuração rigorosa", escreva a governadora. 

AMUPE e PSB divulgam nota sobre atentado ao prefeito de Sertânia

Tanto a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), quanto o Partido Socialista Brasileiro (PSB), emitiram uma nota de repúdio ao ataque sofrido pelo prefeito do município de Sertânia, Ângelo Ferreira. Confira notas na íntegra:

Posicionamento do PSB

"O PSB de Pernambuco recebeu com absoluta consternação a notícia referente à tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, na tarde desta quinta-feira (29). O gestor foi inicialmente socorrido em uma unidade de saúde de seu município, sendo transferido depois para Arcoverde. Atualizações sobre seu estado de saúde serão informadas em tempo oportuno, respeitando a privacidade do paciente e de sua família. Detalhes sobre o crime devem ser apurados junto à Polícia Civil.

Nos últimos dias, o PSB já havia externado preocupação mediante a ocorrência de outros episódios de violência contra candidatos do partido em menos de um mês de campanha eleitoral. Hoje, a intolerância e a insegurança mancharam de sangue outra bonita campanha que o PSB vem fazendo, atentando contra um quadro histórico e que tantas transformações já promoveu em Sertânia.

Diante da gravidade do ocorrido, o PSB encaminhou, ainda nesta tarde, ofício à governadora Raquel Lyra solicitando celeridade e rigor na apuração do crime e pedindo proteção policial para o prefeito Ângelo Ferreira, para a candidata a prefeita de Sertânia pelo PSB Rita Rodrigues e para seus familiares. Além disso, peticionou que a Polícia Militar reforce a segurança da militância de todas as candidaturas postas na cidade e da população em geral para garantir que o período eleitoral transcorra de forma pacífica.

O PSB se solidariza com Ângelo Ferreira, está ao lado dele e de sua militância nesse momento e assegura que não permitirá que violências com qualquer conotação impeçam o livre exercício da democracia em Sertânia e em todas as partes de Pernambuco". 

Posicionamento da AMUPE

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) repudia veementemente o ataque sofrido pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), ocorrido nesta quinta-feira, 29 de agosto. Este ato de violência, que coloca em risco a vida de um gestor municipal, é inadmissível e inaceitável em uma sociedade democrática.

De acordo com informações de familiares, Ângelo Ferreira está passando por cirurgia, neste momento, no Hospital Memorial de Arcoverde, após o procedimento, a equipe médica avaliará a transferência do prefeito para uma unidade hospitalar no Recife.

A Amupe expressa sua solidariedade ao prefeito e à sua família, desejando uma rápida recuperação. Esperamos que as autoridades competentes conduzam as investigações com celeridade para que os responsáveis por esse crime sejam identificados e punidos conforme a lei".