Mudança

PERNAMBUCO: Ensino Médio da REDE ESTADUAL terá REFORMULAÇÃO a partir de 2025; entenda medida

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, o pedido partiu da própria governadora Raquel Lyra (PSDB).

29 AGO 2024 • POR Gabriel Alves • 17h15
PERNAMBUCO: Ensino Médio da REDE ESTADUAL terá REFORMULAÇÃO a partir de 2025; entenda medida.   Foto: Divulgação

O ensino médio da rede estadual de Pernambuco passará por uma reformulação a partir do próximo ano. A medida foi anunciada pelo Secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, na manhã desta quinta, 29 de agosto, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, no Encontro do Governo com Gestores Escolares e Adjuntos/Assistentes e novos profissionais dos cargos promovido pela gestão estadual. A informação é direta do Diário de Pernambuco.

De acordo com o secretário, o pedido partiu da própria governadora Raquel Lyra (PSDB), que também esteve presente no evento.

“Ela me pediu para mudar logo esse currículo do ensino médio, pois não dá para ser assim”, disse Alexandre.

Schneider falou ao Diário sobre a idealização e objetivo desse projeto de reformulação na educação do Estado.

“Nós vamos voltar a trabalhar para já colocar nos três anos de Ensino Médio uma base comum com um número de horas adequado. A gente vai ter mais matemática, mais história mais geografia, e vai voltar a fazer aquilo que as escolas particulares continuam fazendo, que é reforçar a possibilidade dos nossos estudantes aprenderem e concorrerem no ENEM de igual para igual com qualquer um. Isso vai ser levado para a rede, para que a rede possa também validar, nós vamos estar em diálogo com a rede estadual, com os nossos professores, com nossos gestores, para que eles possam dar suas opiniões e a gente fazer o melhor para Pernambuco, ouvindo e de mãos dadas com os nossos professores”, explicou.

 

Sobre a implantação da ideia, o secretário afirmou que a partir do próximo ano as mudanças começarão a acontecer.

“Está terminando o processo de desenho em setembro, nós vamos começar as consultas públicas aos nossos profissionais da educação ouvi-los para trazer algumas das suas sugestões para o nosso currículo e para a organização da escola. A ideia é que os três anos do ensino médio no ano que vem já começam com um novo projeto. Com um novo ensino médio de Pernambuco para o primeiro ano, e um modelo de transição pro segundo e pro terceiro ano que aumente a formação geral básica desses estudantes, para que eles possam concorrer de igual para igual com os alunos da escola privada”, concluiu.

 

Encontro com gestores escolares e adjuntos/assistentes 

No encontro, foram recebidos também novos profissionais da saúde para a ocupação destes cargos. Estiveram presentes a governadora Raquel, a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), e o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider, entre participantes da comissão de educação e figuras engajadas com a educação pernambucana.

Lyra falou sobre o compromisso da gestão com o avanço da educação como um todo no Estado.

“Nós da educação somos líderes no norte e nordeste. Mas fomos ficando para trás em outros aspectos. Isso passou de exemplo para fazermos outras formas de o Estado também atuar na educação. Estamos direcionando recursos e esforços para Pernambuco voltar a crescer sem deixar ninguém para trás”, discursou.

 

Alexandre Schneider também falou da importância do encontro na reafirmação e aproximação do Governo do Estado com quem de fato trabalha com a educação no dia-a-dia.

“É muito importante acolher os gestores que são as lideranças na ponta na nossa escola. A política pública de educação se faz na escola, são os professores, os diretores, e eles precisam ser acolhidos, também esses novos gestores, mas sobretudo a gente precisa reafirmar o nosso compromisso, o compromisso da governadora Raquel Lyra com uma melhoria das condições de trabalho dos nossos profissionais, melhorando infraestrutura, melhorando o currículo, melhorando a formação, melhorando os materiais que chegam até a escola, então acho que esse é um ato simbólico disso e do nosso compromisso para Pernambuco dar um novo salto na educação”, disse em resposta ao Diário.

Da redação do Portal, com informações do Diário de Pernambuco.