Pernambuco

Operação: Polícia cumpre mandados por desvio de 500 mil pares de luvas em crimes durante a pandemia

A investigação é referente ao itens hospitalares repassado pela Secretaria de Saúde do Estado em 2021.

29 AGO 2024 • POR Maria Carla Mazullo • 12h12
Polícia Civil cumpre mandados por desvio de 500 mil pares de luvas em crimes durante a pandemia.   Foto: Divulgação/Polícia Civil.

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou na manhã de quinta-feira, 29 de agosto, a Operação Escamotagem II, sendo a 41ª Operação de Repressão Qualificada do ano, vinculada à Diretoria Integrada Especializada - DIRESP.

No dia de hoje estão sendo cumpridos 13 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e Bloqueio Judicial de Ativos Financeiros, todos expedidos pela Vara dos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária de Recife. Na execução estão sendo empregados 80 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães.

A investigação foi iniciada em abril de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática dos crimes de Peculato e Lavagem de Dinheiro, referente à investigação de desvio de mais de 500.000 (quinhentos mil) pares de luva da Secretaria de Saúde de Pernambuco durante a pandemia de Covid19.

A primeira fase da operação foi deflagrada em novembro de 2022, oportunidade em que foram cumpridos mandados de busca domiciliar, bem como determinado o afastamento do sigilo bancário, o afastamento do cargo e o bloqueio das contas dos investigados.

Do que foi produzido pela investigação com o resultado do cumprimento das medidas, foi possível identificar as pessoas físicas e jurídicas que adquiriram o material desviado, o que deu ensejo à deflagração da 2ª fase da Operação.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco disse que os detalhes da referida operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação em momento oportuno.