Ordem

MORAES dá 24 horas para MUSK indicar representante do X sob pena de SUSPENSÃO do site no BRASIL

A intimação foi feita por uma postagem no perfil oficial do Tribunal na própria rede social, que demitiu todos os funcionários do país recentemente.

28 AGO 2024 • POR Ricardo Lélis • 21h05
X, antigo twitter, fecha no Brasil, demite todos os funcionários e coloca a culpa em Moraes.   Fotos: Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), a indicar, em 24 horas, o novo representante legal da empresa no Brasil.

A intimação foi feita por uma postagem no perfil oficial do Tribunal na própria rede social. A advogada constituída nos autos também foi intimada, no dia 18 de agosto, a apresentar as informações.

Em caso de descumprimento da determinação, a decisão prevê a suspensão das atividades da rede social no Brasil.

Musk é investigado no Inquérito (INQ) 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Escritórios do X vazios

O escritório do X no Brasil ficou vazio na segunda-feira, 19 de agosto, após Elon Musk, proprietário da rede social, decidir encerrar as operações da plataforma no país.

O escritório da empresa estava localizado em um espaço compartilhado no quinto andar de um prédio corporativo na região da Faria Lima, em São Paulo.

Até o meio da tarde, nenhum funcionário havia comparecido ao local. Sem um representante da empresa, um oficial de justiça que visitou o prédio pela manhã, não conseguiu notificar a companhia e teve que sair sem realizar a notificação.

Desde que Musk assumiu o controle da rede social em 2022, o número de funcionários no Brasil foi drasticamente reduzido como parte de uma série de cortes promovidos pelo bilionário, que resultaram em milhares de demissões. Até recentemente, o X mantinha cerca de 40 funcionários na operação brasileira.

Apesar do fechamento do escritório, a rede social continuará disponível para os usuários no Brasil, e o serviço não deve ser afetado. No entanto, especialistas avaliam que a decisão de Musk de encerrar as operações no país pode dificultar o cumprimento de decisões judiciais.

A saída do X do Brasil ocorre após uma série de confrontos entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O ponto culminante foi uma nova determinação do ministro para que o X bloqueasse perfis na plataforma.

A decisão incluía uma multa diária de R$ 20 mil para Rachel Conceição, representante da empresa no Brasil, em caso de não cumprimento, além de uma possível ordem de prisão por desobediência.

Supremo Tribunal Federal