Decisão

Moraes PROÍBE entrevista do EX-ASSESSOR de BOLSONARO à jornal: 'episódio de censura'

O advogado que representa Filipe Garcia Martins, criticou a desaprovação imposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal.

28 AGO 2024 • POR Gabriel Alves • 08h55
Moraes PROÍBE entrevista do EX-ASSESSOR de BOLSONARO à jornal: 'episódio de censura'.   Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proibiu Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de conceder uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O jornal classificou a decisão como um "episódio de censura". Martins havia sido preso por seis meses por ordem de Moraes, sob suspeita de planejar um golpe de Estado para beneficiar Bolsonaro, e foi solto recentemente com medidas cautelares a cumprir.

Decisão de Moraes

A solicitação para a entrevista foi feita pela Folha de S. Paulo em 18 de junho, com a defesa de Martins aceitando o pedido. No entanto, Moraes negou a solicitação em uma decisão assinada no dia 22, alegando que a entrevista poderia violar a proibição de comunicação com outros investigados na suposta trama golpista.

"No atual momento das investigações em virtude da proibição de comunicação com os demais investigados, a realização da entrevista jornalística com o investigado não é conveniente para a investigação criminal, a qual continua em andamento", disse o ministro, de acordo com a Folha.

Repercussão

O advogado Ricardo Scheiffer Fernandes, que representa Filipe Martins, criticou a proibição imposta por Moraes.

"As medidas cautelares impostas não apenas carecem de fundamento, mas representam uma afronta à justiça, perpetuando um erro em cima de outro", disse Fernandes, em nota encaminhada à coluna Painel, da Folha.

Da redação do Portal com informações da Folha de S.Paulo.