Situação

Vídeo: APRESENTAÇÃO de drag queen com TEOR SEXUAL em feira literária causa POLÊMICA

Nas redes sociais, o teor da performance foi amplamente criticado, onde foi questionada a adequação da programação, especialmente considerando a presença de crianças no evento.

26 AGO 2024 • POR Ricardo Lélis • 20h13
Apresentação em feira literária gera polêmica   Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Uma apresentação do movimento de drag queens intitulado Themônias, realizada em 19 de agosto na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, Pará, gerou controvérsia nas redes sociais nos últimos dias. A polêmica surgiu devido ao conteúdo sexual presente na dança e na letra da música que acompanhava a performance.

Vídeos da apresentação, chamada "Além do Arco-Íris: Themoniarau," mostram a drag queen Brigitte Liberté realizando gestos de caráter erótico ao som da música "Espia, Escuta," da banda Mulamba.

A canção em questão traz em sua letra frases obscenas como “é a mulherada ficando embuce****” e “me representam as buc****, nada contra os bila**, mas hoje o beijo vai pro c*”.

Veja o vídeo: 

 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura)

Nas redes sociais, o teor da performance foi amplamente criticado, onde foi questionada a adequação da programação, especialmente considerando a presença de crianças no evento, que contava com diversas atividades voltadas para o público infantil.

Diante da repercussão negativa, a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), responsável pela organização da feira, e a titular da pasta, Ursula Vidal, se manifestaram sobre o incidente. A Secult lamentou o ocorrido, classificando a apresentação como "conteúdo inadequado para o evento."

"A iniciativa de garantir a diversidade, o acolhimento e as múltiplas expressões culturais de forma democrática e inclusiva não deve comprometer o respeito aos visitantes", escreveu a Secult.

Ursula Vidal também pediu desculpas, ressaltando que o compromisso da secretaria com a diversidade, a democracia, a inclusão e a pluralidade de expressões culturais "jamais será um salvo-conduto para submeter o público" da feira "a um conteúdo inadequado." A secretária informou ainda que a pessoa responsável pela situação foi afastada de suas funções.

"Temos compromisso com os direitos, a equidade, a diversidade, mas também com o respeito a todas e todos na execução das políticas públicas de cultura", disse Vidal.