Certame

CONCURSO CORREIOS: confira distribuição das vagas por região

Os cargos contemplados serão divididos entre as funções de agente e analista.

26 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 15h15
Concurso dos Correios.   Foto: Divulgação

O edital do concurso dos Correios deverá oferecer um total de 3.468 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, de acordo com informações obtidas pelo Qconcursos Folha Dirigida,.

Os cargos contemplados pelo concurso serão divididos entre as funções de agente e analista. O cargo de agente inclui o cargo de carteiro. Já as vagas para analista são destinadas a candidatos com nível superior, que atuarão em diversas funções especializadas dentro da empresa.

O projeto básico do concurso, que foi recentemente elaborado pela empresa, detalha a distribuição das vagas entre as diferentes regiões do Brasil.

Para o nível médio, a região Sudeste lidera com 1.048 vagas, seguida pela região Sul com 696 vagas, Nordeste com 669, Centro-Oeste com 446 e, por fim, a região Norte com 240 vagas.

No caso das vagas de nível superior, a maior concentração será na região Centro-Oeste, que contará com 177 vagas. Em seguida, o Nordeste terá 62 oportunidades, o Sudeste 61, o Norte 41 e o Sul 28 vagas. 

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, já havia sinalizado anteriormente que a seleção será focada na área Operacional da empresa. Isso sugere que o concurso buscará principalmente fortalecer o quadro de funcionários que atuam diretamente na entrega de correspondências e encomendas.

O próximo passo para a realização do concurso será a escolha da banca organizadora, responsável por elaborar as provas e conduzir todo o processo seletivo.

Processo de seleção

A seleção será feita por meio de provas objetivas, compostas por 120 questões, divididas em Conhecimentos Básicos (40 questões), Conhecimentos Complementares (30 questões) e Conhecimentos Específicos (50 questões). O formato das questões será "Certo" ou "Errado", um modelo que sugere a possível escolha do Cebraspe como banca organizadora.

Para os cargos de nível superior, haverá ainda uma prova discursiva que abordará temas da atualidade. As provas serão aplicadas em turnos diferentes para cargos de nível médio e superior, permitindo que os candidatos possam concorrer a mais de uma posição.