Escolha

ILHA DE ITAMARACÁ: TATO (PSB) desiste de candidatura a prefeito; saiba motivo

O ex-prefeito emitiu um comunicado público nas redes sociais informando a decisão de não disputar à prefeitura da cidade.

23 AGO 2024 • POR Ricardo Lélis • 21h42
Tato, ex-prefeito de Itamaracá   Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O ex-prefeito da Ilha de Itamaracá, Tato (PSB), anunciou em suas redes sociais nesta sexta-feira, 23 de agosto, que desistiu de concorrer ao cargo nas Eleições 2024.

Por meio de nota, o político explicou a sua decisão de sair da disputa, além de destacar suas marcas da gestão.

Tato então revelou que a sua chapa majoritária não vai nenhum candidato a prefeito no município.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Confira a nota:

Venho a público manifestar às circunstâncias que me levaram a desistir da minha candidatura à Prefeitura da Ilha de Itamaracá pelo Partido Socialista Brasileiro(PSB). Sempre atuei com honestidade e transparência, sendo o único ex-prefeito da Ilha de Itamaracá a ter todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, refletindo meu compromisso com a seriedade e a coisa pública.

Devido a questões de saúde (MONOCORDITE), tratamento nas cordas vocais, precisei reconsiderar minha participação no pleito eleitoral, pois entendo que o cuidado com minha saúde é essencial para continuar contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade, sendo assim, quero informar que o PSB da Ilha de Itamaracá MAJORITÁRIA (amigo tato e Paulo Henrique) não está apoiando nenhum candidato a Prefeito no pleito eleitoral de 2024 da Ilha de Itamaracá, dentro de um consenso democraticamente todos os seus candidatos a vereadores escolheram os partidos a seguir em sua campanha eleitoral.

Acredito que cada eleitor deve decidir com base em sua consciência, buscando o melhor para a nossa cidade.

Agradeço a todos pelo apoio e confiança, e tenho fé que, juntos, ainda construiremos um futuro de progresso e justiça para a Ilha de Itamaracá.

ATENCIOSAMENTE, AMIGO TATO E PAULO HENRIQUE.
Ilha de Itamaracá, 23 de agosto de 2024

Candidaturas impugnadas na Ilha de Itamaracá

O Ministério Público Eleitoral de Itamaracá e Itapissuma pediu na última segunda-feira, 19 de agosto, a impugnação da candidatura dos candidatos à prefeitura da Ilha de Itamaracá: o atual prefeito Paulo Batista (Republicanos), que busca reeleição, o vice-prefeito George Baiá (PSD), o ex-prefeito Marcos Augusto (PL), e o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSB).

A ação foi fundamentada na rejeição de contas, conforme o artigo 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/90, alterada pela Lei Complementar nº 135/2010.

O prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista, teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Itamaracá referentes aos anos de 2015 e 2016, enquanto o ex-prefeito Marcos Augusto teve contas dos anos de 2003 e 2004 rejeitadas.

O vice-prefeito George Baiá teve suas contas de 2013 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco durante seu mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Itamaracá.

Quanto ao ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia, a rejeição foi relativa às contas do ano de 2014.

O Ministério Público Eleitoral solicita que as ações sejam analisadas e julgadas procedente, levando ao indeferimento do registro das candidaturas por inelegibilidade, e que os envolvidos sejam notificados para defesa.