Aparição

Citroën Basalt é visto pela primeira vez no Brasil durante evento no Rio de Janeiro

Novo Citroën Basalt, lançado recentemente na Índia, faz sua estreia oficial no Brasil, mesmo ainda camuflado.

23 AGO 2024 • POR Beto Dantas • 17h42
Stellantis e o futuro.   Foto:Divulgação Stellantis

Lançado na Índia no início deste mês, o novo Citroën Basalt fez sua primeira aparição oficial no Brasil durante um evento de tecnologia realizado no Rio de Janeiro. Apesar de ainda camuflado, o modelo revelou algumas de suas características, incluindo um porte que parece ser ligeiramente mais baixo que o do C3 Aircross. Uma das diferenças mais notáveis observadas foi a presença de faróis com iluminação convencional, utilizando lâmpadas halógenas, em contraste com o modelo indiano.

O restante do veículo estava bem camuflado, mas é possível perceber que o Citroën Basalt será direcionado principalmente para o uso urbano, ao invés de ter um apelo aventureiro. Vale lembrar que o Basalt é o terceiro integrante da família "C-Cubed" da Citroën, um projeto global de veículos compactos e acessíveis, que inclui modelos como o C3 convencional.

A base do Citroën Basalt e de outros futuros modelos de entrada da Stellantis, tanto no Brasil quanto no exterior, será a plataforma "Smart Car" — uma versão simplificada e de baixo custo da arquitetura CMP da Peugeot. Essa mesma plataforma será utilizada na nova geração do Fiat Argo, apresentado no exterior como Fiat Grande Panda, e em outros veículos como a picape Strada e o SUV Fastback Pulse. Enquanto o Fastback manterá uma proposta mais sofisticada, o Pulse deverá adotar um estilo semelhante ao do C3 Aircross da Fiat.

No caso da Strada, a picape deixará de ser um modelo compacto e passará a ter um porte um pouco maior, similar ao da Chevrolet Montana. Com essas novidades, o mercado aguarda ansiosamente pelas próximas movimentações da Stellantis e da Citroën, que prometem sacudir o segmento de veículos compactos e acessíveis no Brasil.