Pernambuco

Eduardo da Fonte solicita à Raquel Lyra bancos e postos para coleta de leite materno no interior

O deputado já havia feito o mesmo pedido à governadora em julho.

23 AGO 2024 • POR Isabella Lopes • 13h47
Deputado Eduardo da Fonte   Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

O deputado federal Eduardo da Fonte enviou um ofício à governadora Raquel Lyra solicitando a implantação de bancos e postos de coleta de leite materno no interior de Pernambuco. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do Portal da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, a rede de saúde pernambucana conta hoje com 18 estabelecimentos credenciados. Desse total, apenas 3 Bancos de Leite Humano encontram-se implantados no interior. 

O deputado já havia feito a mesma solicitação à governadora em julho.

“A distância entre o interior e a capital dificulta o acesso das mães aos serviços de coleta de leite materno. É essencial que instalemos novos bancos e postos em regiões mais afastadas para democratizar o acesso e garantir que todas as mães, independentemente de onde vivam, possam contribuir e se beneficiar desse recurso vital para a saúde dos bebês", enfatizou Eduardo da Fonte. 

No documento enviado, o deputado lista, de acordo com orientações de profissionais de saúde do estado, oito locais onde devem ser instalados as unidades. 

O deputado discutiu sobre a Escola de Sargento do Exército

O deputado federal e presidente estadual do Partido Progressistas, Eduardo da Fonte, realizou uma visita ao Comando Militar do Nordeste, no bairro do Curado na segunda-feira, 12 de agosto, onde foi recebido pelo comandante-geral do CMNE, Maurílio Ribeiro, e por oficiais do Exército.

Uma das pautas discutidas foi a Escola de Sargentos do Exército (ESE). A Escola de Sargentos é uma das maiores instituições de formação militar do mundo e será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, com o investimento de 1 bilhão e 800 milhões.

A nova unidade contará com um campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares.

No local, serão oferecidos cursos em diversas áreas, como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.

A estimativa é que a instituição atenda cerca de 2,2 mil alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. A obra tem previsão de gerar 11.842 empregos diretos.

Outro ponto de interesse público discutido foi a ampliação da Operação Caminhão-Pipa, uma ação do Governo Federal para levar água potável a comunidades rurais do Semiárido Brasileiro afetadas pela seca ou estiagem.

A operação é coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em parceria com o Exército Brasileiro.

Cerca de 850 municípios nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia são atendidos pela Operação Carro-pipa.

“A visita de hoje reforça nosso compromisso com o futuro da nossa região. A instalação da Escola de Sargentos vai não só fortalecer a formação dos nossos militares, mas também gerar milhares de empregos e movimentar a economia local. Quanto à Operação Caminhão-Pipa, é urgente garantir que a água chegue a quem mais precisa. Vamos acompanhar de perto essas ações para assegurar que tenham o impacto esperado”, destacou o deputado Eduardo da Fonte.