Homenagem

EXÉRCITO condecora MEDALHISTAS OLÍMPICOS e cerimônia conta com a presença do presidente LULA

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 22 de agosto, durante a celebração do Dia do Exército e contou com a presença de autoridades dos três poderes. 

22 AGO 2024 • POR Camilly Cardoso • 13h53
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a campeã olímpica Beatriz Souza.   Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, o Exército brasileiro condecorou alguns dos medalhistas olímpicos que integram o Programa Atleta de Alto Rendimento (PAAR). A cerimônia aconteceu durante a celebração do Dia do Exército e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades. 

A primeira atleta a ganhar a honraria foi a judoca Beatriz Souza, campeã em Paris na categoria acima de 78kg, além de medalhista de bronze na disputa por equipes. A líbero Natália Araújo e o judoca Guilherme Schimidt, que desembarcaram no Brasil com a medalha de bronze. Após a cerimônia, os três medalhistas compartilharam de forma breve os bastidores da rápida conversa que tiveram com o presidente.

"Foi uma honra representar meu país, e hoje está sendo um dia muito glorioso. Ele agradeceu, me deu os parabéns e ficou feliz por minha conquista", compartilhou Beatriz Souza. 

A jogadora de vôlei Natinha também falou sobre o encontro e revelou que o presidente Lula brincou com ela durante a condecoração.

"Ele falou que foi quase a medalha de ouro! Mas, que a gente chegou perto e que ele está muito orgulhoso de nós"

Os três atletas pertencem ao PAAR e têm patente de terceiro-sargento com direito a salários e aos benefícios pagos aos militares, além de garantir acesso às instalações esportivas das Forças Armadas. Os esportistas podem ser contemplados pelo programa por até oito anos. 

Apesar da celebração, o momento também foi de cobranças. O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva cobrou o Governo Federal pelo congelamento de R$ 675,7 milhões do orçamento das Forças Armadas.