Combate

GRANDE RECIFE: PF desarticula GRUPO acusado de HOMICÍDIOS, LAVAGEM DE DINHEIRO e TRÁFICO de DROGAS

Durante a operação, foram cumpridos 39 Mandados de Prisão Preventiva (MPP) e 33 Mandados de Busca e Apreensão (MBA).

21 AGO 2024 • POR Gabriel Alves • 11h54
GRANDE RECIFE: PF desarticula GRUPO acusado de HOMICÍDIOS, LAVAGEM DE DINHEIRO e TRÁFICO de DROGAS.   Foto: Polícia Federal

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou a Operação Barbalho com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua na Região Metropolitana do Recife desde 2019. O grupo é acusado de envolvimento em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.

Atuação do grupo criminoso

As investigações revelaram que a organização movimentava grandes somas de dinheiro provenientes do tráfico de drogas e era responsável por diversos homicídios na região, visando manter o controle de suas operações ilícitas. Além de Pernambuco, o grupo também operava em outros quatro estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.

Mandados cumpridos

Durante a operação, foram cumpridos 39 Mandados de Prisão Preventiva (MPP) e 33 Mandados de Busca e Apreensão (MBA), autorizados pela 14ª Vara Criminal do Recife. Essas ações visam não apenas interromper as atividades ilegais da organização, mas também responsabilizar seus integrantes pelos crimes praticados.

A Seção Pernambuco da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE - é composta pelas Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, por meio da Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Nacional de Políticas Penais.

A FICCO/PE foi criada através de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, para atuar de forma conjunta na repressão à criminalidade violenta, conjugando esforços e a expertise de cada órgão, trabalhando em ambiente comum com compartilhamento de informações e recursos materiais e humanos.

PF em Pernambuco desarticula organização

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou no final de julho, a Operação Duplo X, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa supostamente envolvida em lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, porte ilegal de arma de fogo e agiotagem. A atuação do grupo se estende pelos estados de Pernambuco, Fortaleza e São Paulo.

Na operação, a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais de pessoas físicas e empresários em Boa Viagem (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Paudalho (1), Cabrobó (1), Recife (2) e Fortaleza-CE (3).

Além disso, houve o sequestro de bens e o bloqueio de valores dos investigados. As buscas visam reunir evidências de um esquema de importação e exportação envolvendo empresas ligadas aos investigados, que não possuem autorização para exercer tais atividades, sendo classificadas como empresas de serviços.

Da redação do Portal com informações da Polícia Federal.