EUA

'Peixe do juízo final' encontrado em praia levanta teorias sobre 'previsão' de desastres naturais

A aparição do peixe-remo chama a atenção por ser uma espécie rara e suas aparições são consideradas como 'avisos'.

19 AGO 2024 • POR Fernanda Diniz • 13h47
Peixe-remo é encontrado nos EUA.   Foto: Reprodução

No dia 10 de agosto, um peixe-remo, também conhecido como o ‘peixe do juízo final’, foi encontrado na praia de La Jolla Cove, Califórnia (EUA), por mergulhadores. A aparição do animal chama a atenção por ser uma espécie rara e suas aparições são consideradas como ‘avisos’ de desastres naturais em algumas regiões. Curiosamente, dois dias após a aparição do peixe, um terremoto de magnitude 4,4 foi sentido em Los Angeles.

O peixe-remo tem um corpo longo e prateado, vive em águas profundas do oceano e, de acordo com o Ocean Conservancy, o animal costuma aparecer quando está doente, desorientado ou morrendo. A lenda de que os peixes podem ‘prever’ desastres naturais baseia-se na ideia de que, vivendo no fundo do mar, esses animais se dirigiriam à superfície em resposta aos tremores nas profundezas que os perturbariam.

Tremor em Los Angeles 

Um tremor de magnitude 4,6 atingiu a região de Los Angeles nesta segunda-feira, 12, informou o Serviço Geológico dos EUA nesta segunda-feira, 12 de agosto.

Testemunhas disseram ter sentido o sismo fortemente em toda a área da maior cidade da Califórnia.

O tremor ocorre menos de uma semana depois que um tremor de magnitude 5,2 atingiu o sul da Califórnia e também foi sentido em Los Angeles. Aquele fenômeno não causou feridos ou grandes danos.

O Serviço Meteorológico Nacional disse que um tsunami não era esperado.

O terremoto de hoje ocorreu perto do bairro de Highland Park, em Los Angeles, cerca de 12,1 quilômetros abaixo da superfície.