Crime

Golpistas se passam por Patrícia Abravanel e pedem dinheiro para velório de Silvio Santos

"Papai morreu e estamos sem dinheiro", diz uma das mensagens enviadas.

18 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 09h21
Golpistas se passam por Patrícia Abravanel e pedem dinheiro para velório de Silvio Santos.   Foto: Divulgação

No sábado, 17 de agosto, a notícia da morte do apresentador e empresário Silvio Santos foi rapidamente aproveitada por golpistas, que iniciaram uma nova onda de tentativas de fraude, visando enganar internautas. Viralizou nss redes sociais os prints de mensagens, nas quais os criminosos se passam por Patrícia Abravanel, uma das filhas do empresário, pedindo ajuda financeira para custear o velório do pai.

"Bom dia. Aqui é Patrícia Abravanel, filha do Silvio Santos, papai morreu e estamos sem dinheiro pro velório. Por favor, mandem qualquer valor nesta chave Pix", diz a mensagem enviada por golpistas.

A prática de utilizar o nome de figuras públicas e de eventos de grande repercussão para aplicar golpes não é nova. Os especialistas recomendam que, ao receber mensagens suspeitas, especialmente aquelas que envolvem pedidos de dinheiro, as pessoas entrem em contato diretamente com as partes envolvidas para verificar a veracidade das informações antes de realizar qualquer transação financeira.

Morte de Silvio Santos

Um dos maiores nomes da TV brasileira, Silvio Santos, faleceu na madrugada deste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos. Em nota divulgada há pouco tempo, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que o apresentador morreu às 4h50, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

O rápido comunicado foi assinado por quatro médicos:  o geriatra Gabriel Truppel Constantino, o geriatra Victor José Donelas Melo, o cirurgião José Curado, o e o diretor médico do hospital, Miguel Cendrorogio Neto.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).”

 

A H1N1 é um dos tipos existentes de gripe, dessa forma, o que levou o apresentador a óbito foi uma infecção no sistema respiratório causada pelo vírus da influenza, mas sua gravidade tende a ser maior em pessoas com idades mais avançadas, como o caso de Silvio Santos, além de grupos vulneráveis.