Crítica

'Queremos que esse verme burguês parasita se fod*', diz organização antifascista sobre Silvio Santos

No posicionamento, a AFASP ainda afirmou que o ex-apresentador moveu a "máquina capitalista" e articulou os processos de "desigualdade e racismo".

18 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 08h55
Organização critica Silvio Santos.   Foto: Divulgação

A Ação Antifascista São Paulo (AFASP), que se denomina uma organização política antirracista, anticapitalista e antifascista, foi até as redes sociais para fazer uma publicação criticando as homenagens a Silvio Santos, que morreu aos 93 anos no sábado, 17 de agosto.

"Verme burguês parasita. Queremos que ele se foda", diz o posicionamento da organização.

A AFASP ainda declarou que não apoia Silvio Santos, pois, de acordo com eles, "todo burguês é facista".

"Não devemos prestar luto a nenhum burguês. Todos eles movem a máquina capitalista, todos eles articulam e pensam os processos de desigualdade e racismo. Todo burguês é um fascista", concluiu,

No post, uma das integrantes da organização comemorou o posicionamento da AFASP em relação a Silvio Santos.

"Sempre um orgulho fazer parte dessa organização", diz o comentário, que foi fixado pelo autor da publicação.

Morte de Silvio Santos

Um dos maiores nomes da TV brasileira, Silvio Santos, faleceu na madrugada deste sábado, 17 de agosto, aos 93 anos. Em nota divulgada há pouco tempo, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que o apresentador morreu às 4h50, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

O rápido comunicado foi assinado por quatro médicos:  o geriatra Gabriel Truppel Constantino, o geriatra Victor José Donelas Melo, o cirurgião José Curado, o e o diretor médico do hospital, Miguel Cendrorogio Neto.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).”

 

A H1N1 é um dos tipos existentes de gripe, dessa forma, o que levou o apresentador a óbito foi uma infecção no sistema respiratório causada pelo vírus da influenza, mas sua gravidade tende a ser maior em pessoas com idades mais avançadas, como o caso de Silvio Santos, além de grupos vulneráveis. 

A trajetória de Silvio Santos

Conhecido como Silvio Santos, Senor Abravanel fundou uma das maiores emissoras de TV do Brasil, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e, além disso, se tornou um dos grandes ícones do país. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, iniciou a vida como camelô antes de se destacar no rádio e na TV. Em 1975, fundou a TVS, que pouco tempo depois tornou-se o SBT. O canal se consolidou com uma programação diversificada e apresentadores de renome. Em sua trajetória, Silvio tentou entrar no mundo político, mas não deu sequência a esse plano e se firmou ainda mais no mundo televisivo.