Homenagem

SILVIO SANTOS: Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do apresentador

O anúncio foi feito neste sábado, 17 de agosto, por meio de Atos do Poder Executivo em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

17 AGO 2024 • POR Fernanda Diniz • 17h11
Lula e Silvio Santos.   Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste sábado, 17 de agosto, por meio de Atos do Poder Executivo em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) luto oficial de três dias em todo o País a partir de hoje em sinal de pesar pelo falecimento de Silvio Santos. No documento, o artista é descrito como ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro.

Silvio Santos morreu aos 93 anos em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, desde agosto. O velório e sepultamento estão restritos à família.
 

Lula sobre falecimento do apresentador 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou o falecimento do fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio Santos. Em nota publicada em seu perfil oficial no Instagram, o chefe do Executivo afirmou que o apresentador foi "a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país". Junto ao pronunciamento, Lula também compartilhou uma fotografia em que aparece ao lado de Silvio.

"Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país. Carioca e filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que começou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas em diversos setores: financeiro, industrial e comercial. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros, querido pelas suas 'colegas de trabalho', como carinhosamente chamava as telespectadoras. Com seu talento e carisma, lançou e apoiou muitos talentos da nossa TV, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. Sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil."

Outras autoridades também lamentaram o falecimento do fundador do SBT, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso.

“Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será um exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará uma marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público, que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT."

Além de Barroso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também se pronunciou sobre a perda.


"O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é um exemplo para todos os brasileiros."