Dinheiro

PIS/PASEP: Caixa libera último lote do abono em 2024; confira quem pode receber

A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego liberaram nesta semana o último lote do abono salarial do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro.

16 AGO 2024 • POR Camilly Cardoso • 17h39
PIS/PASEP.   Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego liberaram nesta semana o último lote do abono salarial do PIS/Pasep para trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro. Os valores a serem recebidos podem chegar a um salário mínimo, de R$ 1.412 neste ano, e são calculados de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base. O dinheiro é depositado diretamente na conta dos servidores que têm conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. Ao todo, serão pagos R$ 4,3 bilhões a pouco mais de 4 milhões de trabalhadores. Os valores poderão ser sacados até o dia 27 de dezembro de 2024.

Quem tem direito ao abono do PIS/Pasep 

Os requisitos necessários para ter direito ao benefício são: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; ter recebido remuneração de até dois salários mínimos durante o ano-base; ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica por no mínimo 30 dias do ano-base; e ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Para saber se está apto para receber o abono, o trabalhador pode consultar a Carteira de Trabalho Digital. Na página inicial do aplicativo, o trabalhador deve clicar na opção "Abono salarial", e em seguida na opção "Consultar".

Como sacar o PIS?

Os funcionários de empresas privadas teão o abono do Programa de Integração Social (PIS) por meio da sua conta corrente, conta poupança ou pelo Caixa Tem. Caso o trabalhador não seja correntista, o benefício poderá ser retirado nas lotéricas, canais de autoatendimento, Caixa Aqui, ou nas agências com o Cartão Cidadão ou apresentando um documento de indentificação oficial.

Como sacar o PASEP?

Os servidores públicos beneficiados por esse programa podem sacar o abono em conta do Banco do Brasil. Caso o trabalhador não tiver vínculo com a instituição, o saque só poderá ser feito por meio do portal gov.br. Para conseguir retirar o valor, acesse sua conta no gov.br, depois abra a aba de menu, logo depois clique na opção "Serviços para você". Por último, clique em "Receber o Abono Salarial" e preencha as informações pedidas.